Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota da Pró-Reitoria de Ensino à comunidade acadêmica do Ifal
conteúdo

Notícias

Nota da Pró-Reitoria de Ensino à comunidade acadêmica do Ifal

publicado: 20/03/2020 09h03, última modificação: 24/03/2020 18h53

Considerando as determinações dos órgãos de saúde, as atividades letivas referentes aos calendários acadêmicos de 2020 foram suspensas no Ifal, no período de 18 de março a 1° de abril, podendo estender-se, a depender do quadro de evolução da pandemia.

A Pró-Reitoria de Ensino, após reunião com os chefes de Departamento e diretores de Ensino do Ifal, torna público os esclarecimentos relativos a não adoção de atividades de ensino remotas no âmbito dos cursos desenvolvidos em seus Campi, no período de suspensão dos supramencionados calendários, conforme Deliberação nº 36/2020 – REIT.

Compreendemos os efeitos dessa decisão e os impactos que a suspensão das atividades gera em todos os membros da comunidade acadêmica e acolhemos as iniciativas que contribuam para minimizar os prejuízos no processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes.

Neste contexto, diferentes alternativas vêm sendo debatidas, especialmente diante da Portaria MEC Nº 343, de 17 de março de 2020, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais por um período de 30 dias.

Informamos que o Ifal, com seus 16 campi e mais de 20 mil alunos, seguirá o previsto no artigo 2°, parágrafo 1°, da referida portaria:
Art. 2° Alternativamente à autorização de que trata o art. 1°, as instituições de educação superior poderão suspender as atividades acadêmicas presenciais pelo mesmo prazo.
§ 1° As atividades acadêmicas suspensas deverão ser integralmente repostas para fins de cumprimento dos dias letivos e horas-aulas estabelecidos na legislação em vigor.

Estamos vivendo uma situação de extrema excepcionalidade, em condições nacionais e internacionais nunca antes experimentadas.

Ressaltamos que as possibilidades de reposição dos calendários acadêmicos estão sendo analisadas de acordo com a legislação vigente, para que ao fim dessa pandemia as atividades letivas sejam retomadas de modo a minimizar prejuízos e dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem de nossos estudantes.

O Ifal, enquanto instituição de ensino que atua na educação profissional de jovens e adultos trabalhadores, muitos deles em situação de vulnerabilidade social e exclusão digital, entende que o direito à educação de todos os seus estudantes deve ser mantido, como nossa missão institucional.

Pró-Reitoria de Ensino do Ifal

registrado em: , ,