Notícias
Normas para estágio supervisionado de cursos de licenciatura do Ifal são divulgadas
Período excepcional aprovou medidas para realização do estágio de forma remota
Por Camilla Bibiano – estagiária de jornalismo
A Pró-reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal de Alagoas divulga a Instrução Normativa nº 35/2021, que dispõe orientações para a oferta de Estágio Curricular Supervisionado em formato remoto, neste período excepcional com a possibilidade de substituição das atividades letivas presenciais por atividades on-line.
A resolução vale para estágios ofertados na área dos cursos de licenciatura do Ifal, visando a inserção profissional no contexto real da educação básica, unindo ensino, pesquisa e extensão, assim como teoria e prática.
Os componentes curriculares destes cursos feitos de forma remota devem adaptar o seu planejamento, metodologias e formas de acompanhamento e de registro das ações ao contexto atual de distanciamento. Deve-se adotar estratégias e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para a realização dos estágios de observação ou de regência.
Além disso, excepcionalmente, o estágio poderá ser realizado em escolas que não estejam localizadas no município de origem do curso, em função de muitos alunos estarem longe de suas unidades por conta da pandemia.
O processo de formação continuada dos professores-orientadores poderá ser realizado a partir de diferentes estratégias e metodologias, tais como cursos de capacitação, grupos de estudos, seminários e workshops.
A coordenação do curso junto com os professores e orientadores irão disponibilizar uma relação com as instituições aptas a receberem esses estagiários e encaminha-los para as unidades.
Todo o processo de matrícula acadêmica será realizado por meio do SIGAA, dentro dos prazos estabelecidos posteriormente.
Confira todas as normas clicando aqui.