Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Normas para estágio supervisionado de cursos de licenciatura do Ifal são divulgadas
conteúdo

Notícias

Normas para estágio supervisionado de cursos de licenciatura do Ifal são divulgadas

Período excepcional aprovou medidas para realização do estágio de forma remota

por Roberta Rocha publicado: 01/06/2021 17h24, última modificação: 01/06/2021 17h24

Por Camilla Bibiano – estagiária de jornalismo

A Pró-reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal de Alagoas divulga a Instrução Normativa nº 35/2021, que dispõe orientações para a oferta de Estágio Curricular Supervisionado em formato remoto, neste período excepcional com a possibilidade de substituição das atividades letivas presenciais por atividades on-line.

A resolução vale para estágios ofertados na área dos cursos de licenciatura do Ifal, visando a inserção profissional no contexto real da educação básica, unindo ensino, pesquisa e extensão, assim como teoria e prática.

Os componentes curriculares destes cursos feitos de forma remota devem adaptar o seu planejamento, metodologias e formas de acompanhamento e de registro das ações ao contexto atual de distanciamento. Deve-se adotar estratégias e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para a realização dos estágios de observação ou de regência.

Além disso, excepcionalmente, o estágio poderá ser realizado em escolas que não estejam localizadas no município de origem do curso, em função de muitos alunos estarem longe de suas unidades por conta da pandemia.

O processo de formação continuada dos professores-orientadores poderá ser realizado a partir de diferentes estratégias e metodologias, tais como cursos de capacitação, grupos de estudos, seminários e workshops.

A coordenação do curso junto com os professores e orientadores irão disponibilizar uma relação com as instituições aptas a receberem esses estagiários e encaminha-los para as unidades.

Todo o processo de matrícula acadêmica será realizado por meio do SIGAA, dentro dos prazos estabelecidos posteriormente.

Confira todas as normas clicando aqui.