Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mais de 110 projetos são apresentados na Mostra de Extensão do Ifal

Mais de 110 projetos são apresentados na Mostra de Extensão do Ifal

Evento teve também lançamento do Edital Proex/2022

publicado: 06/04/2022 19h08, última modificação: 06/04/2022 19h16

Leonardo Teles e Roberta Rocha

Mais de 110 iniciativas extensionistas desenvolvidas nos anos de 2020 e 2021 nos 16 campi do Instituto Federal de Alagoas - Ifal foram apresentadas ao público, nos dias 4 e 5 de abril, durante a Mostra de Extensão da instituição. O evento ocorreu no formato on-line, por meio da plataforma Google Meet.

A mesa de abertura contou com a fala introdutória da pró-reitora de Extensão Elisabete Duarte. De acordo com ela, o propósito dos projetos de extensão é estabelecer um diálogo direto com a sociedade alagoana, visando aperfeiçoar essa realidade e contribuir para a melhoria de vida das pessoas. “O objetivo maior dessa instituição, além de oferecer educação pública de qualidade, é levar essas experiências, o conhecimento que estamos produzindo e acumulando à serviço das nossas comunidades”, explicou.

Nos dois dias de programação, os extensionistas se dividiram em salas temáticas que agruparam trabalhos nas áreas de Saúde, Cultura, Direitos humanos e Justiça, Comunicação, Tecnologia e produção, Educação e Trabalho. Nesses espaços, expuseram tópicos da realização e dos resultados obtidos nos projetos de extensão dos quais participaram.

Lenita Farias apresentou projeto sobre produção de pigmentos com resíduos domiciliaresUma dessas estudantes foi a Lenita Farias, do Campus Piranhas. Integrante do projeto "Produção de pigmentos através de resíduos domiciliares", orientado pela professora Cithia Régia Freitas, a discente relatou o aprendizado que teve a partir da produção de tintas naturais com materias de baixo custo e fácil execução e da interação com alunos da rede pública da região beneficiados pela proposta.

"A equipe do projeto, mesmo tendo todas as dificuldades que a pandemia trouxe, conseguiu levar o projeto em quatro escolas, onde atingimos um público de 324 alunos. Nas apresentações, a gente sempre contava uma breve história sobre os pigmentos naturais e fazíamos experimentos das tintas naturais, explicando cada passo para obtê-las,  desde a obtenção da matéria-prima, aglutinante e fixadores. O projeto de extensão resultou na seleção de 8 experimentos demonstrativos", contou.

Captura de tela do momento em que a estudante Natália Alves inicia a apresentação do projeto

Do Campus Batalha, as discentes Maria Eduarda Nascimento e Natália Alves também participaram da Mostra de Extensão e deram detalhes do projeto "A formação do leitor e a imersão no sujeito: o letramento literário como prática terapêutica", orientado pelo professor Eliaquim Teixeira.

"Dos 25 alunos convidados a participar do projeto, 17 foram assíduos nas reuniões. Nós debatemos diversos temas, como suicídio, violência contra mulher, bullying e outros que pensamos ser pertinentes nessa fase da puberdade, já que eles tinham entre 13 e 15 anos. Foi perceptível que a leitura como biblioterapia é algo que ajuda, já que nos foi possível discorrer acerca de vários temas do cotidiano dos alunos", resumiu Maria Eduarda.

Entre as iniciativas apresentadas no segundo dia da Mostra, um dos destaques foi o projeto "Foguetes do Velho Chico". Oriunda do Campus Penedo e orientada pelo professor Francisco Rego Filho, a proposta consistia na realização de oficinas de produção de foguetes em escolas públicas da cidade ribeirinha.

A estudante Kamyly Tereza Santos informou aos expectadores da sala virtual sobre os resultados alcançados com a execução. "Depois que as escolas retornaram [à presencialidade] foi possível que a gente conseguisse fazer as oficinas da construção de foguetes e explicar quais são os fundamentos relacionadas à Física, à Química, além de relacioná-los ao Meio Ambiente, com a reutilização de alguns materias [na produção]. Os resultados foram bons. A gente conseguiu atingir cerca de 120 alunos, entre 15 e 20 anos, da rede municipal de Penedo", ressaltou.

Registro da apresentação da estudante Kamily Tereza, do Ifal Penedo

Sobre a Mostra, a discente considerou um evento muito participativo. "Por mais que foi de forma on-line, foi possível a gente partilhar daquilo que foi feito durante o projeto e para que outras pessoas também pudessem ter conhecimento e quem sabe também se interessar em replicar o projeto em outro campus".

Ainda no dia 5 de abril, na mesa de encerramento, a servidora Jacqueline Gomes apresentou o Edital Proex/ 2022, abordando cada ponto do documento e tirando as dúvidas dos presentes no encontro virtual. Saiba mais aqui.