Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Informações úteis aos servidores: confira apresentações do Programa de Formação

Informações úteis aos servidores: confira apresentações do Programa de Formação

Ifal conta com processo eletrônico e disponibiliza guia de procedimentos para questões ligadas à Gestão de Pessoas
por Elaine Rodrigues publicado: 06/11/2023 14h00, última modificação: 06/11/2023 14h00

É servidor novo no Instituto Federal de Alagoas e está em dúvida sobre como ingressar com um processo eletrônico? Ou já tem anos de instituição, mas ainda não conhece o protocolo para enviar solicitação de divulgação ao Departamento de Comunicação e Eventos? Então, tire um tempinho, fique por aqui e confira as apresentações feitas pelas áreas sistêmicas no Programa de Formação de Novos Servidores. Conhecer mais sobre a instituição é sempre útil!

Para começar, fique por dentro do que acontece na instituição. O Ifal conta com o portal (ifal.edu.br) que reúne informações gerais e cada um dos 16 campi possui um site específico dentro do portal principal. Além disso, o Ifal está presente nas redes sociais (hoje nossa interação é maior no Instagram, Facebook e Youtube) e todos os servidores também devem ficar atentos ao e-mail institucional, pois muitas informações importantes, diretamente das pró-reitorias, chegam por lá!

E comunicação institucional é o foco do Departamento de Comunicação e Eventos. A chefe do Departamento, a relações públicas Luciana Fonseca, apresentou a equipe e as atividades realizadas pela Comunicação do Ifal. Quer sugerir uma pauta? Então fique atento às orientações como prazos e critérios jornalísticos (https://www2.ifal.edu.br/o-ifal/comunicacao/sugestao-de-pautas). Confira também outras informações passadas pela Luciana Fonseca durante o evento para os novos servidores.

Uma outra informação muito importante aos servidores é que todos os procedimentos administrativos do Ifal são feitos por processo eletrônico. O portal do Ifal possui uma página com várias orientações específicas sobre o sistema (https://www2.ifal.edu.br/processo-eletronico). E se o processo for relacionado à Gestão de Pessoas, é possível saber o fluxo dele pelo Guia de Procedimentos (https://www2.ifal.edu.br/o-ifal/gestao-de-pessoas/guia-de-procedimentos/guia-de-procedimentos).

Diretora de Gestão de Pessoas, Adriana Nogueira, apresenta equipe e as atribuições da diretoriaAinda sobre Gestão de Pessoas, saiba mais informações da Coordenação de Saúde do Servidor divulgadas durante o evento com os novos servidores; orientações relacionadas à movimentação de servidores; a estrutura da Diretoria de Gestão de Pessoas, o funcionamento do Departamento de Administração e Pagamento de Pessoal, informações sobre Cadastro e Lotação Pessoal.

As Pró-Reitorias também contam com páginas específicas dentro do portal do Ifal, são elas: Administração, Ensino, Desenvolvimento Institucional, Extensão, e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. A palestra de abertura do Programa de Formação dos Novos Servidores foi sobre a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão no Ifal. Confira a apresentação feita durante essa palestra inicial, feita pela Pró-Reitoria de Extensão, pela Pró-Reitoria de Pesquisa, pela Pró-Reitoria de Administração e pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional.

Pró-Reitora de Administração substituta, Nailena Maika, fala sobre atribuições da pró-reitoriaÓrgãos de apoio, como a Comissão Permanente de Pessoal Docente também fez apresentações no evento. É possível conferir outras informações sobre essa comissão e os demais órgãos de apoio, além de órgãos colegiados e órgãos de assessoramento geral, como a Comissão de Ética na página de Acesso à Informação (https://www2.ifal.edu.br/acesso-a-informacao).

E se a sua dúvida for sobre os sistemas, confira os sistemas utilizados pelo instituto aqui ou no catálogo de sistemas e serviços do Departamento de Tecnologia da Informação.

O programa de formação ainda contou com palestras sobre o Programa de Integridade Pública, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas (Sintietfal) e a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público (Funpresp).