Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal inicia inscrições para especialização em Gerenciamento e Desenvolvimento Ágil de Software
conteúdo

Notícias

Ifal inicia inscrições para especialização em Gerenciamento e Desenvolvimento Ágil de Software

publicado: 03/07/2017 13h23, última modificação: 13/07/2017 08h40

Começaram nesta segunda-feira, 3, as inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu em Gerenciamento e Desenvolvimento Ágil de Software. Elas estão acontecendo até o dia 14, na Diretoria de Ensino Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Maceió, onde será sediado o curso.

As 30 vagas são voltadas para profissionais da área de Sistemas de Informação, Ciência da Computação, ou áreas afins: quatro delas são específicas para servidores públicos e outras sete para ações afirmativas.

O coordenador da pós, Fernando Kenji, disse que ela foi planejada após uma pesquisa de mercado. A partir do final 2015 uma comissão de professores do Colegiado de Informática, do Campus Maceió, avaliou quais seriam os cursos de pós-graduação não ofertados pelas outras instituições de ensino do Estado, como também quais seriam os cursos mais requisitados entre os próprios alunos, na área de Informática.

"Vendo a realidade das instituições aqui e em outros Estados, a gente começou a ver a necessidade de abrir uma pós na parte de Desenvolvimento Ágil. Os métodos ágeis estão em grande ascensão no mercado desde 2001. Existem muitas empresas e centros de pesquisa utilizando esses métodos", pontuou Kenji.

O quadro docente também é formado por especialistas na área de métodos ágeis. São docentes de quatro campi do Ifal. "A gente não ficou só no Campus Maceió. A gente abriu e mandou a proposta do curso com as disciplinas para que os professores de Informática dos outros campi escolhessem as que teriam vontade de lecionar e com base nisso fizemos a seleção dos professores que participarão da pós. Além de Maceió, eles são dos campi Arapiraca, Coruripe, Rio Largo e Palmeira dos Índios. Todos eles possuem ao menos mestrado: quatro são doutores".

Para que as aulas comecem no próximo 1º de setembro, a pós contará com os cinco laboratórios e um auditório. "A administração prometeu fazer a entrega de mais uma sala de aula, investir em mais um laboratório e no acervo bibliográfico. A Biblioteca já está com a lista para fazer a compra desse material", detalhou o coordenador.

Processo seletivo

A seleção será composta de duas etapas: análise de histórico escolar e análise de currículo, que ocorrerão entre os dias 17 de julho e 10 de agosto. O resultado será divulgado no dia 14 de agosto e as matrículas nos quatro dias posteriores.

O início das aulas está marcado para o dia 1º de setembro. Elas acontecerão às sextas-feiras, no período da noite, e aos sábados, durante todo o dia. Veja o edital aqui

Confira também o corpo docente instituído para o curso e o quadro geral das disciplinas a serem ofertadas.

registrado em: ,