Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal está em final de concurso que reconhece excelência no ensino de Espanhol no Brasil

Professora Elaine Sgarbi inscreveu projetos desenvolvidos no Campus Maceió

por Jhonathan Pino publicado: 01/12/2020 11h11, última modificação: 01/12/2020 13h38

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) é um dos finalistas da 2ª edição do Colegio del año en español, concurso realizado pela Consejería de Educación, da Embaixada da Espanha no Brasil, em colaboração com o Colégio Miguel de Cervantes, de São Paulo. O resultado é fruto de duas experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas no Campus Maceió, Mi vida en un vídeo e o Espanglish, elaborados por professores da unidade como forma de trabalhar o conteúdo visto em sala de aula.

O primeiro, "Mi vida en un vídeo", foi elaborado entre os alunos do 4º ano do Ensino Médio, em 2018 e 2019. Eles elaboraram vídeos sobre a sua rotina diária, em língua espanhola, após dois meses de preparação de competências linguísticas e comunicativas, além do desenvolvimento dos roteiros para as mídias.Projeto Mi vida en un video deu a possibilidade de que alunos contassem sua rotina em idioma estrangeiro.jpg

“Como resultado, tivemos mais de 50 vídeos produzidos nos cursos 2018/19, muito trabalho, esforço e muitas risadas. Além do desenvolvimento de habilidades orais e escritas na língua espanhola, o projeto ajudou o grupo a se conhecer melhor, a partir dos vídeos. Houve também a geração de sentimento de empatia entre os alunos, ao conhecerem a dura rotina de alguns e seus esforços para conciliar estudos, trabalho e casa”, relatava o portfólio apresentado ao concurso.

A outra experiência exitosa foi o projeto Espanglish, um projeto interdisciplinar que ocorre todos os anos na unidade, contando com alunos do 2º ao 4º ano das disciplinas de Inglês e Espanhol. Eles elaboram apresentações artísticas utilizando os dois idiomas. Um evento realizado em outubro reúne as manifestações elaboradas pelos estudantes.

“Em suas primeiras edições se chamava English Project e participavam somente os estudantes da língua inglesa. Em 2017 houve um movimento para dar visibilidade à língua espanhola e demonstrar que ela também é importante. Assim, os professores de Inglês e Espanhol se uniram e nasceu o projeto Espanglish", comenta a professora de Espanhol, Elaine Sgarbi, no relatório.A professora de Espanhol do Campus Maceió, Elaine Sgarbi, inscreveu projetos desenvolvidos na unidade.jpeg

Apesar da qualidade satisfatória dos projetos, a docente ficou surpresa ao saber da indicação do Campus para a final do concurso. “Sinceramente, eu não esperava a gente na final. Não sei quantos colégios se inscreveram este ano, mas ano passado foram mais de 100 inscritos. Então, já somos vencedores!”, comemora.

Neste momento, existem seis escolas finalistas por categoria, que essa semana irão passar por entrevistas com membros da Comissão de Avaliação. Nesta etapa, serão aprofundados os aspectos de maior destaque dos projetos, também serão convocados representantes da comunidade acadêmica, como direção, professorado, alunos, família, entre outros. Após as entrevistas, serão selecionados os três colégios ganhadores em cada categoria.

Além dos prêmios comuns e específicos, como materiais didáticos de diversas editoras, os vencedores do concurso serão convidados a compor uma rede de colégios de excelência, coordenada pela Consejería de Educación da Embaixada da Espanha e pelo Colégio Miguel de Cervantes, com o objetivo de desenvolver projetos conjuntos de referência no ensino do Espanhol no Brasil.

Veja a lista dos finalistas.