Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal discute parcerias com lideranças de Palmeira dos Índios

Ifal discute parcerias com lideranças de Palmeira dos Índios

Em reunião foram discutidas possibilidades de realização projetos de extensão

publicado: 18/02/2021 21h28, última modificação: 18/02/2021 21h28

Nesta quinta-feira, 18, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) recebeu a visita de uma equipe de lideranças do município de Palmeira dos Índios: o secretário municipal de Infraestrutura, Tiago Diógenes, o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luis André Medeiros, e da diretora de proteção social, Regineide Carvalho, para tratar de parcerias institucionais com foco no desenvolvimento social de comunidades carentes por meio de projetos de extensão do Ifal.

A equipe da prefeitura de Palmeira dos Índios apresentou um programa a ser desenvolvido de forma integrada pelo município e cujo objetivo é o de promover melhorias nas unidades habitacionais das famílias em situação de vulnerabilidade social da região. A reunião contou com a presença do pró-reitor de extensão, Abel Coelho, que em diálogo com a equipe visitante, esclareceu sobre a operacionalização dos programas de extensão desenvolvidos pelo Instituto.

Pró-reitor Abel Coelho fala sobre a extensão no Ifal.jpgNesse sentido, o pró-reitor citou o exemplo do projeto de pesquisa Construir: tijolos ecológicos, desenvolvido pela professora do Ifal Sheyla Marques e alunos do Grupo de Estudos de Tecnologias para Construção Civil (GETECC), do Campus Palmeira dos Índios. “O projeto dos tijolos ecológicos é um exemplo de projeto de pesquisa bem-sucedido e já concluído, que pode vir a se transformar em um projeto de extensão, a depender da viabilidade técnica para sua aplicação”, afirmou o pró-reitor.

Após esse primeiro contato, os próximos passos compreenderão ações institucionais entre o Ifal e as secretarias municipais, tais como ampliar a discussão juntos aos demais professores e gestão do Campus Palmeira, como também a formalização de um convênio a partir das possíveis propostas de projetos de extensão que advenham desses encontros.

Extensão no Ifal - A extensão é a responsável por estabelecer o elo entre a instituição de ensino e a sociedade. O objetivo principal de suas ações reside na troca de saberes entre esses dois segmentos, de forma que a comunidade se beneficie com o resultado direto das atividades extensionistas, e ao mesmo tempo retroalimente as práticas de ensino e pesquisa a partir de suas reais necessidades. Os programas de extensão compreendem uma série de projetos e ações, que norteadas por diretrizes e orientações com vistas a um objetivo comum, podem atingir resultados a médio ou longo prazo nas comunidades beneficiadas.

Atualmente, o Ifal possui cinco programas de extensão, atuando em diversas frentes. Os três primeiros: Artifal, voltado à criação, construção, disseminação e preservação da cultura e da arte; o Minha comunidade, com foco no desenvolvimento das comunidades por meio de soluções oriundas das ações extensionistas promovidas pela instituição com vistas à melhoria da qualidade de vida, a inclusão social e produtiva, e a geração de oportunidades; o Propeq, que tem como meta disseminar e implantar os resultados das pesquisas desenvolvidas e registradas no Instituto, de modo a disponibilizar seus resultados e benefícios a serviço da sociedade. Os dois últimos são mais recentes, um, implementado no final de 2019, o programa das Mulheres Empreendedoras; e em 2020, o da Agricultura Familiar.

Saiba mais sobre as ações de extensão do Ifal, clicando aqui.