Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal começa a definir indicadores estratégicos e metas para o PDI

Ifal começa a definir indicadores estratégicos e metas para o PDI

Próxima reunião da Comissão Central está marcada para o dia 25 de janeiro
por Elaine Rodrigues publicado: 19/01/2024 15h39, última modificação: 19/01/2024 15h39

A construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) avança para uma nova etapa após a definição dos objetivos estratégicos que devem ser alcançados até 2028. Nesse início de ano, a comunidade acadêmica começa as discussões sobre os indicadores e as metas do PDI.

O PDI é um instrumento de planejamento e gestão de ações. A elaboração do plano é coordenada pela Diretoria de Planejamento Institucional, com a atuação da Comissão Central do PDI e das 16 comissões temáticas formadas pela comunidade acadêmica da Reitoria e dos campi do Ifal. “Estamos na fase final de construção do documento. A instituição agora, de forma mais madura, avança e inicia a construção e definição dos indicadores e metas. Nessa fase importante será construído o plano de ação para se alcançar os objetivos estratégicos definidos”, explica Fábio Ribeiro, diretor de Planejamento Institucional e presidente da Comissão Central do PDI.

Até o final do ano passado, foram definidos 12 objetivos estratégicos para o Ifal, divididos em objetivos permanentes, de aperfeiçoamento e inovadores para a instituição. A partir dos objetivos, as comissões vão traçar indicadores que possam mensurar aspectos da instituição para estabelecer metas a serem alcançadas. “Alguns indicadores já precisam ser considerados pois são obrigatórios e estão contidos na Plataforma Nilo Peçanha e nas novas diretrizes que definem aqueles necessários para o acompanhamento da pesquisa e extensão no Ifal”, ressalta Fábio Ribeiro.

A próxima reunião da Comissão Central está marcada para o dia 25 de janeiro. A previsão é que o PDI seja finalizado até o mês de março, quando também será finalizado o plano de ações para este primeiro ano do PDI em exercício.

Consulta pública e análise SWOT

A primeira etapa de elaboração do PDI 2024-2028 foi marcada pela consulta pública realizada com a comunidade acadêmica do Ifal, em relação à missão, à visão e aos valores da instituição. Os três conceitos são essenciais para direcionar as atividades das instituições dentro de um planejamento estratégico.

Servidores, terceirizados, alunos, egressos e a comunidade externa puderam votar pela manutenção ou não dos conceitos estabelecidos no PDI de 2019 a 2023, contribuindo também com sugestões de mudanças. A comunidade acadêmica decidiu pela manutenção dos conceitos e o relatório completo sobre a consulta pública está disponível na página do Planejamento Institucional ou aqui!

A segunda etapa fundamental de um planejamento estratégico é a análise SWOT. A sigla é derivada das palavras em inglês Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats, que significam a análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Foram realizadas sete oficinas com a participação da comunidade acadêmica da Reitoria e dos 16 campi do Ifal. Confira os detalhes da análise SWOT aqui!