Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente do Ifal Maceió é aprovado em Bolsa de Produtividade do CNPq

Docente do Ifal Maceió é aprovado em Bolsa de Produtividade do CNPq

Johnnatan Duarte teve aprovado projeto financiado por editais de fomento do instituto

por Jhonathan Pino publicado: 17/02/2023 07h36, última modificação: 17/02/2023 13h29

O professor do Campus Maceió, Johnnatan Duarte de Freitas, recebeu esta semana a informação de que o seu projeto, “Desenvolvimento de um microencapsulado biodegradável de liberação controlada do feromônio rincoforol” foi um dos selecionados pela Chamada CNPq nº 08/2022 - Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora – DT.

O resultado, divulgado no dia 10 de fevereiro, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), proporciona o financiamento de atividades de pesquisa de mais um grupo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que conta com a participação de estudantes do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Ambientais (PPGTEC), professores internos e externos ao Ifal, de estudantes de iniciação científica e da empresa Central de Qualificação Analítica.

Professor do Ifal há 17 anos e membro permanente do corpo docente do PPGTEC, Johnnatan explica que o projeto visa o desenvolvimento um dispositivo de liberação controlada para o feromônio rincoforol, “que será simples manuseio, de baixo custo, biodegradável, atóxico e fundamentado em substratos naturais, com foco na sustentabilidade. O rincoforol já é utilizado no combate ao bicudo-do-coqueiro, praga de importante interesse econômico para os produtores de coco e já tem sua síntese em escala de bancada bem estabelecida pelo grupo de pesquisa”, explica.

A pesquisa também é mais um estágio do desenvolvimento de sua investigação, que vem realizando desde o doutorado, quando defendeu a tese intitulada “Síntese de Feromônios de Curculionídeos de Interesse Econômico”, abordando a produção em escala de bancada dos feromônios dos insetos do gênero Sitophilus, Rhynchoporus, Metamasius.

Em 2014, tive o projeto denominado “Síntese de Feromônios de Agregação de Coleópteros de Interesse Econômico”, aprovado na Chamada CNPq-SETEC/MEC Nº 17/2014, onde conseguimos melhorar ainda mais a síntese do rincoforol e foi um motivador para continuar as pesquisas nesta área. Valor aprovado de R$ 53.464,00”, acrescenta Johnnatan.

A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI) Eunice Palmeira, enfatiza que o programa do CNPq visa valorizar os pesquisadores com destaque em suas áreas de atuação.

“Aprovar um projeto na Chamada CNPq de Bolsa de Produtividade é reconhecer o mérito científico da pesquisa desenvolvida, valorizando e estimulando o pesquisador a ser mais produtivo. Em uma chamada onde concorrem pesquisadores de Instituições de Ensino Superior e Institutos de Pesquisa de todo o país, o Ifal vai marcando presença com o segundo bolsista produtividade, demonstrando a qualificação dos pesquisadores e investimentos institucionais na área da pesquisa”, comentou Eunice.

O primeiro pesquisador do Ifal a obter a bolsa produtividade, em março de 2022, foi o professor Stoécio Maia, do Campus Marechal Deodoro. Veja aqui a notícia!

Johnnatan lembra que o apoio dado pela PRPPI no fomento de suas pesquisas foi essencial para essa conquista. “Até essa aprovação, foram diversas tentativas em editais anteriores, mas somente com o amadurecimento científico é que logramos êxito. Desistir jamais”, pontua o pesquisador.

Financiamento público de pesquisas

Ao longo de sua trajetória, Johnnatan foi bolsista de produtividade em pesquisa do Ifal, em 2018. No ano seguinte, teve o projeto “Obtenção e caracterização de microencapsulados de própolis marrom da região de União dos Palmares”, desenvolvido em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e da empresa Apiário Zumbi dos Palmares, financiado pelo Edital de Inovação do Ifal, com o valor de R$ 44.100,00.

Em 2020, o projeto “Ações de combate ao COVID-19 em comunidades carentes da cidade de Maceió-AL através de diagnósticos, intervenção e tratamento dos sintomas do COVID-19 usando Extrato de Própolis Vermelha de Alagoas”, desenvolvido em colaboração com pesquisadores da Ufal, foi aprovado no Edital CONIF n°01/2020, de Enfrentamento à COVID-19, desta vez com o financiamento de R$ 108.852,39.

Ao lado disso, o docente já publicou 50 artigos científicos, com a colaboração de pesquisadores de diferentes instituições nacionais e internacionais e realizou o depósito de 16 de patentes, algumas delas em colaboração com empresas privadas.