Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Docente do Campus Marechal Deodoro tem bolsa produtividade aprovada pelo CNPq

Docente do Campus Marechal Deodoro tem bolsa produtividade aprovada pelo CNPq

Stoécio Malta estará vinculado ao órgão pelos próximos 36 meses

por Jhonathan Pino publicado: 03/03/2022 18h01, última modificação: 05/03/2022 09h15

O professor do Campus Marechal Deodoro, Stoécio Maia, é o primeiro servidor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) a ter aprovada uma proposta de Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A bolsa PQ2 terá duração de 36 meses e está vinculada ao projeto “Manejo da pastagem como ‘solução baseada na natureza’ para sequestro de carbono no solo no semiárido do Brasil”.

A proposta aprovada integra um projeto temático nacional, resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Shell Brasil e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que tem como coordenador geral o professor Carlos Eduardo P. Cerri, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, na USP.

Stoécio é docente do Ifal desde 2010 e desde então, teve quatro projetos aprovados em agências de fomento (CNPq e Fapeal), além de atuar em outros três. Entre 2017 e 2020 foi coordenador técnico do setor Agropecuária no 4º Inventário Nacional de Emissão de Gases do Efeito Estufa, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Desde 2015, ele integra a Rede Clima, também vinculado ao MCTI e voltada a temática de Mudanças Climáticas e Aquecimento Global.

Atualmente, o docente do Ifal coordena o projeto “Avaliação e derivação de fatores de emissão de gases do efeito estufa na produção de etanol de cana-de-açúcar nos estados de Alagoas e São Paulo”, uma contribuição para o Renovabio, projeto desenvolvido em parceria com a ESALQ/USP, e com financiamento da Fapeal e Fapesp.

Stoécio lembra que a aprovação como bolsista de produtividade é uma forma de incentivo e reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos na instituição.

“No meu caso, é importante ressaltar que sempre atuei junto com colegas de outras instituições, como a Ufal [Universidade Federal de Alagoas], onde atuo no programa de Pós-graduação em Produção Vegetal, Embrapa, Esalq; mas sem dúvidas, o Ifal teve papel principal”, enumerou.

Para Stoécio, outro ponto positivo é que a bolsa conta bastante na avaliação dos cursos de pós-graduação, feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o que significa um ponto positivo para o Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais (PPGTEC), em que atua, no Ifal.

“Para quem não está inserido no SNPG [Sistema Nacional de Pós-Graduação], talvez, possa não ter a dimensão da importância disto para o PPGTEC e para o Ifal, contudo, além de uma conquista individual e meritosa do professor Stoécio, ter um bolsista de produtividade em pesquisa no nosso quadro, pela primeira vez, fortalece o curso e demonstra que estamos trilhando o caminho correto”, reforçou Daniel Magalhães, coordenador do PPGTEC.