Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cursos do Ifal evoluem em avaliação do Enade 2019

Cursos do Ifal evoluem em avaliação do Enade 2019

Notas de Gestão Ambiental e Engenharia Civil, de Palmeira, estão acima da média nacional

por Jhonathan Pino publicado: 21/10/2020 09h57, última modificação: 15/12/2020 15h29

Dois cursos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) receberam nesta terça-feira, 20, o resultado da última avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado em 2019. O Bacharelado em Engenharia Civil, do Campus Palmeira dos Índios, recebeu nota 4, e o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, do Campus Marechal Deodoro, 3.

Neste ano, 19 discentes de Gestão Ambiental fizeram a prova. O coordenador do curso, Pedro Guilherme, comentou que houve uma evolução do conceito, já que na última avaliação do Enade, há três anos, o curso havia obtido a nota 2, o que demandou uma série de ações de preparação dos alunos para a realização do exame, em 2019.

“Foram feitas reuniões com os discentes, em que eles foram orientados para os tipos de questões que iriam lidar na prova, como também os ajudamos no preenchimento dos questionários. Nós demos todo o apoio, com explicações, para fazê-los entender melhor esse mundo do exame”, comenta Guilherme.O coordenador de Gestão Ambiental, Pedro Guilherme comenta que os laboratórios são bem equipados.jpeg

O docente explica que o resultado no componente de Formação Geral da Prova foi de 32,6% que é um pouco abaixo da média, “mas em conhecimentos específicos ficamos acima da média do Brasil, de 39,3%, enquanto a média nacional é 36,6%”, detalhou.

Além do desempenho dos alunos, a avaliação do Enade é composta de verificação infraestrutura da instituição. “Ao longo do tempo, o campus já vinha fazendo compra de livros. Nossos laboratórios são bem aparelhados e as instalações apresentam espaço adequado. Todas essas informações são fornecidas ao MEC, que tem o direito de vir e conferi-las”, pontuou o docente.

Engenharia Civil

No caso do Bacharelado de Engenharia Civil, houve uma queda na pontuação, que em sua primeira avaliação havia obtido a nota de excelência 5. O coordenador do curso, Fernando Nascimento, comentou que é preciso analisar melhor o relatório, para verificar o que deve ser trabalhado para que se retorne ao antigo conceito, “mas em um primeiro momento, em parte, isso possa ser explicado pelos ausentes na realização do exame, já que 7 dos 36 inscritos não o fizeram”, observa.Fernando Nascimento destaca que com apenas três turmas formadas, curso mantém qualidade acima da média nacional.jpg

O curso de Palmeira continua entre os 100 melhores dos 700 existentes no país. A dianteira do ranking é puxada pelas instituições públicas, cujas notas estão acima da média nacional.

“Houve uma queda na nota, mas ainda continua sendo muito boa. A gente entende que é um curso recente, com 10 anos e que formou apenas três turmas, por isso estamos buscando a estabilidade. Mas a gente está encarando essa nota como um momento de reflexão para ver o que pode melhorar para retomarmos a nota 5”, pontuou Fernando.

Além de estar passando pela reformulação do projeto pedagógico, o curso garantiu neste ano, por meio de edital, um novo laboratório voltado para Economia 4.0, que deverá ser implementado dos próximos meses.

Busca pela excelência

Para Márcio Yabe, diretor de Departamento da Graduação (Degrad), é necessário lembrar que há o acompanhamento e a orientação dos cursos do Ifal, para que sigam os normativos do Ministério da Educação (MEC). Ele lembra que nos últimos anos houve a atualização dos projetos pedagógicos, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais; também foram criados grupos de trabalho e comissões institucionais, para colocar a instituição de acordo com as legislações vigentes, em busca da oferta de um ensino de qualidade social.Campus Palmeira dos Índios continua com o curso entre os melhores bacharelados de Engenharia Civil do país.jpeg

“Vale ressaltar que resultados como os do Enade, com certeza, é consequência de um trabalho coletivo entre todos os servidores do Ifal, junto aos estudantes. A nossa meta, definida pela Pró-reitoria de Ensino [Proen], é Conceito Preliminar de Curso [CPC] igual a 4 para todos os cursos, então temos um longo caminho pela frente, mas acreditamos estar no caminho certo”, ressaltou Yabe.

O CPC e o Índice Geral de Cursos (IGC) serão divulgados em dezembro. Em 2020 não haverá novas provas do, Enade por causa da pandemia da Covis-19.