Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Corregedoria publica novo Relatório de Gestão Correcional do Ifal
conteúdo

Notícias

Corregedoria publica novo Relatório de Gestão Correcional do Ifal

Documento apresenta resultados alcançados em 2023 e o planejamento das ações para 2024
por Elaine Rodrigues publicado: 07/03/2024 17h46, última modificação: 07/03/2024 17h46

A Corregedoria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) publicou nesta quinta-feira, 7, o Relatório Correcional referente às ações da instituição em 2023. O documento apresenta várias informações, como resultados alcançados em 2023 e o planejamento das ações para 2024.

A Corregedoria é um órgão de assessoramento geral da Reitoria e integra o Sistema de Correição do Poder Executivo Federal. O órgão foi criado em 2018 e o objetivo da Corregedoria é realizar atividades relacionadas à prevenção, detecção e apuração de possíveis irregularidades disciplinares e administrativas de servidores públicos, além da responsabilização de pessoas jurídicas. 

"Destacamos que o Relatório em questão se constitui como a principal peça de comunicação da Corregedoria do Ifal, dada a natureza restrita de suas atividades, contendo o diagnóstico do setor; as atividades desenvolvidas no exercício anterior; os quadros comparativos de demandas dos últimos anos; as iniciativas preventivas; os resultados alcançados do planejamento de 2023; e o planejamento das atividades da Corregedoria para o exercício corrente", explicou o corregedor Mauro Sales.

Em 2023, 561 processos contaram com a manifestação da Corregedoria do Ifal e denúncias geraram 63 processos correcionais, dos quais 41 estão em andamento e devem ser concluídos em 2024. Para este ano, o órgão espera revisar procedimentos e rotinas. Outro objetivo é continuar promovendo ações preventivas e de conscientização sobre deveres e penalidades aplicáveis a servidores públicos. Por fim, a Corregedoria também espera estabelecer protocolos correcionais de tratamento padrão para os casos que envolvam assédio moral e sexual na instituição. 

O documento pode ser conferido aqui!

Acesse também mais informações sobre a Corregedoria do Ifal.