Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colação de grau virtual reúne formandos de oito polos EaD do Ifal

Colação de grau virtual reúne formandos de oito polos EaD do Ifal

Recém-graduados comemoraram a conquista com aplausos e agradecimentos

por Roberta Rocha publicado: 26/05/2022 17h10, última modificação: 26/05/2022 17h14

Trinta e quatro concluintes das licenciaturas de Letras - Português e de Ciências Biológicas ofertadas pelo sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB do Instituto Federal de Alagoas - Ifal colaram grau em uma solenidade virtual realizada nesta quarta-feira, 25. Os formandos são dos polos de Educação a Distância - EaD do Ifal situados nos municípios alagoanos de Arapiraca, Cajueiro, Maceió, Maragogi, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema e São José da Laje.

Na cerimônia remota, os rituais de uma formatura tradicional foram mantidos. Houve execução do Hino Nacional Brasileiro, leitura do juramento, além dos discursos dos oradores das turmas, Marcelo de Campos e Jamerson Tavares.

Orador Jamerson Tavares mencionou trechos literários em seu discursoO primeiro orador destacou o quanto a jornada até a obtenção do título foi árdua, considerando o cenário de pandemia e de instabilidade política do país vivenciado nos últimos anos. Ele agradeceu a docentes, tutores e coordenadores de cursos pelo esforço conjunto para dar conta dos desafios impostos. Já Jamerson utilizou a citação "a invenção do hoje é o meu único meio de instaurar o futuro", da escritora Clarice Lispector, para falar da capacidade de se reinventar da turma de formandos da UAB.

Entre os gestores institucionais participantes da colação de grau, compuseram a mesa de honra do evento a pró-reitora de Ensino do Ifal, Cledilma Costa; o diretor-geral do Campus e do Polo Arapiraca, Fábio Ribeiro, representando todos os dirigentes de polo EaD da instituição; o diretor de Educação a Distância do Ifal, Sérgio Teixeira; o coordenador de EaD, Luiz Henrique Lemos, o coordenador da licenciatura em Letras-Português a distância, Reinaldo Albuquerque Júnior e o coordenador da licenciatura em Ciências Biológicas a distância, Luís Antônio Costa.

Pronunciamentos - Para Sérgio Teixeira, os recém-graduados têm o desafio pela frente de se aperfeiçoarem continuamente nas áreas docentes que escolheram. Por isso, ele mencionou os editais de especializações do Ifal com inscrições abertas no momento.  "Essa profissão não é fácil, mas é transformadora. Não parem por aí", ressaltou.

Com declarações sobre a importância do papel da educação para mudar indicadores sociais no país, o diretor Fábio Ribeiro também exaltou a missão dos novos profissionais. "A cada geração e professores que surge, é uma esperança maior no nosso coração. A bola da vez são vocês!", disse aos concluintes.

Cledilma Costa representou o reitor Carlos Guedes na solenidadeNo encerramento do evento, a pró-reitora Cledilma Costa enfatizou a conquista dos novos profissionais e disse se alegrar com a alegria deles, demonstrada ao longo da solenidade com aplausos e agradecimentos. "Esse é o momento mais importante da nossa instituição: a colação de grau. É um momento solene que nos alegra, que faz com que entendamos que nossa missão institucional - de acesso, permanência e êxito - está sendo cumprida", finalizou a gestora.