Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Boletim Informativo - Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
conteúdo

Notícias

Boletim Informativo - Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

publicado: 11/04/2020 11h38, última modificação: 04/05/2020 18h21

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, ciente e sensível às dificuldades e desafios para a realização das atividades de pesquisa diante das orientações e medidas para o enfrentamento da pandemia por COVID-19 e,

  • considerando, as diversas ações tomadas por parte do Governo Federal, a fim de orientar as Instituições Públicas Federais durante este período de pandemia;

  • considerando as orientações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde - OMS - sobre o isolamento social;

  • considerando o Decreto Estadual Nº 69.577, de 22 de março de 2020, que trata sobre a suspensão de todas as atividades nas escolas estaduais e a determinação de quarentena em todo o estado de Alagoas, no contexto da pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus);

  • considerando a decisão preventiva da reitoria do IFAL, através da Portaria Nº 1303, de 13 de Março de 2020, que suspende as aulas e atividades presenciais em todos os campi devido aos casos de COVID-19 no estado de Alagoas;

  • considerando que não há, pelos órgãos oficiais do governo, projeção para retorno da normalidade em todos os setores da sociedade brasileira, especialmente no que concerne à Educação, apresenta por meio deste boletim informativo os aspectos de maior relevância e impacto no que diz respeito a sua área de atuação divulgados até a presente data.

É importante ressaltar que as informações e orientações disponibilizadas pela PRPPI são dinâmicas, podendo sofrer alterações em decorrência do contexto de saúde pública que o país se encontra, sendo esta uma contextualização do cenário atual.

 Pesquisa:

  • Edital nº 02_2020 - Fomento à participação em eventos acadêmicos-científicos e tecnológicos: A fim de garantir o cumprimento das orientações e medidas de segurança necessária à saúde de todos(as) servidores(as), evitando aglomerações e deslocamento entre cidades e países, fica suspenso o Edital nº 2/2020, de fomento à participação de servidores(as) em eventos acadêmico-científicos e tecnológicos, no Brasil ou no exterior.

  • Nota de orientação referente ao andamento dos projetos contemplados pelo Edital N°10/ 2019 PIBIC-PIBITI: Orienta sobre a apresentação de justificativa e novo cronograma de execução dos projetos de pesquisa de iniciação científica e tecnológica em andamento, aos coordenadores e bolsistas participantes do Edital nº 10/2019 PRPPI/IFAL que estejam passando por dificuldades na execução de seus projetos de pesquisa, decorrentes das limitações de medidas de combate ao coronavírus, mas que vislumbram a possibilidade de conclusão por meio de readequação de prazo e atividades.

Núcleo de Inovação Tecnológica:

  • Cartilha de Inovação: Publicação de uma cartilha de inovação a qual orienta sobre registro de programas, patentes, marcas e desenhos industriais, apresenta os principais conceitos que norteiam o universo da inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia, bem como traz esclarecimentos sobre o que é o Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT e de que forma ele pode ser um parceiro no desenvolvimento tecnológico no IFAL.

  • PORTARIA Nº 1408, DE 3 DE ABRIL DE 2020: Publicação da Portaria Nº 1408, que institui a InovIFAL, a Incubadora Central do Ifal. A iniciativa da criação da InovIFAL visa fomentar o espírito empreendedor, estimular a formação e consolidação de sociedades civis e comerciais, especialmente micro e pequenas empresas de base tecnológica, social ou mista, bem como colaborar para o desenvolvimento local, regional e nacional incentivando a aplicação do capital humano em atividades empreendedoras, especialmente durante o difícil período em que se encontra o país em virtude da necessidade de isolamento social e restrições econômicas.

Pós-Graduação:

  • Mestrado Profissional em Rede em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT: As aulas do Mestrado Profissional em Rede em Educação Profissional e Tecnológica, realizadas no Campus Benedito Bentes, continuam em formato não presencial, a fim de não haver prejuízos acadêmicos em relação aos prazos estipulados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. A decisão foi tomada pelo Comitê Gestor Nacional, em reunião ocorrida nesta segunda-feira, 30, também em formato de videoconferência. Veja mais nesta nota.

  • Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais - PPGTEC: Publicação de retificação do Edital nº 03/2020 de seleção para o Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais. Dentre as alterações destaca-se o meio utilizado para realização das inscrições, que passa a ser, exclusivamente, por e-mail, sem cobrança de taxas. Outras modificações foram feitas na forma como será procedida a Etapa II, de Defesa da Proposta de Pesquisa e Entrevista, que poderá ser presencial ou por videoconferência, e na interposição de recursos, que será enviada por e-mail em formulário específico.

Qualificação:

  • Edital do Programa de Incentivo à Qualificação em Cursos de Pós-Graduação - PIQPG: Adiamento da publicação do Edital.

Em virtude da necessidade de aguardarmos a aprovação do Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP por parte do órgão central do SIPEC, bem como da necessidade de posterior revisão do referido PDP por parte do Ifal, a publicação do edital do Programa de Incentivo à Qualificação em Cursos de Pós-Graduação - PIQPG, previsto para 20/02 foi adiada.

O PDP trata-se de um instrumento de planejamento criado pelo Decreto 9.991/2019, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Todas as ações de desenvolvimento (capacitação e qualificação) devem ser previstas anualmente no referido plano, condicionadas à aprovação por parte do órgão central do SIPEC.

Salientamos que o edital permanece inserido no planejamento da PRPPI para 2020 e será publicado tão logo seja aprovado e revisado o PDP.

  • Nota comunicando a suspensão de Prazo Administrativo do Edital nº 16/2019 – PRPPI/IFAL, de Afastamento de Servidor para Pós-graduação: comunica a suspensão de Prazo Administrativo do Edital nº 16/2019 – PRPPI/IFAL, de Afastamento de Servidor para Pós-graduação, devido ao estado de calamidade pública no Brasil, mediante o decreto de pandemia de COVID-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

     

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários, por meio dos contatos abaixo descritos:

  • Gabinete da Pró-reitora: prppi@ifal.edu.br , responsável Profa. Dra. Eunice Palmeira (Pró-reitora)

  • Departamento de Pesquisa e Inovação: pesquisa@ifal.edu.br , responsável Profa. Dra. Sheyla Coelho (Chefe do Departamento)

  • Coordenação de Pós-graduação: posgraduacao@ifal.edu.br , responsável Prof. Dr. Ednaldo Gomes (Coordenador)

  • Coordenação do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT): nit@ifal.edu.br ,responsável Ma. Danielle Silva (Coordenadora)

  • Coordenação de Políticas de Pesquisa: politicasdepesquisa@ifal.edu.br , responsável Profa. Ma. Andreia Ferreira (Coordenadora)

  • Coordenação de Qualificação Acadêmica: qualificacao.academica@ifal.edu.br , responsável Esp. Emily Pinto (Coordenadora).

 

 

registrado em: ,