Você está aqui: Página Inicial > Campus > Viçosa > Notícias > Professora do Ifal Viçosa apresenta experiência transdisciplinar em Congresso Internacional
conteúdo

Notícias

Professora do Ifal Viçosa apresenta experiência transdisciplinar em Congresso Internacional

O trabalho une a educomunicação com a Economia Solidária
publicado: 18/09/2026 12h51, última modificação: 18/09/2026 14h37

Por Samuel Pontes, estagiário de Jornalismo*

A professora Marina Oliveira, do Campus Viçosa, representou o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no 4° Congresso Internacional Sobre Práticas de Aprendizagem Integrados e Inovadores (CIPAII 2026). O seu trabalho apresentado teve como título: "A transdisciplinaridade na Educação Profissional e Tecnológica: a série de vídeos da Incubadora Ifal Ecosol e o seu guia como elo entre a economia solidária e formação Humana Integral".

Marina Oliveira apresentou trabalho desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, do Ifal.jpegDurante sua apresentação, a docente enfatizou que a tecnologia aplicada à comunicação solidária transforma os discentes de meros espectadores em autores de suas próprias realidades. "A experiência reforça o compromisso da Rede Federal e do Ifal em integrar ensino, pesquisa e extensão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU", afirmou Marina.

Metodologia

A pesquisa da docente é fruto de seu mestrado ProfEPT/IFAL e destaca o impacto das mídias digitais e da comunicação participativa como ferramenta de emancipação social no ambiente educacional. Além disso, evidencia a superação do dualismo histórico na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Fundamentada nos conceitos de transdisciplinaridade dos autores Edgar Morin e Basarab Nicolescu, da educomunicação dos pensadores Paulo Freire, Mario Kaplún e Ismar de Oliveira Soares, e da Economia Solidária, a iniciativa demonstrou como estudantes e empreendimentos sociais podem se articular para produzir narrativas próprias e emancipatórias.

O produto educacional foi dividido em dois arranjos pedagógicos inovadores desenvolvidos para e pela Incubadora Ifal Ecosol. O primeiro é uma série de vídeos curtos focados em práticas autogestionárias que servem de gatilho para debates em locais como sala de aula. E o segundo é um guia estratégico de 38 páginas que estrutura a produção audiovisual e orienta ações de comunicação institucional como plano de ação 5W2H, marcação territorial e identidade.

Aplicação

A aplicação do material foi avaliada em três frentes práticas no estado de Alagoas: a primeira foi aplicada na campanha "Você sabe quem plantou sua comida?" para apoiar a Cooperativa Roça do Vale, valorizando a agricultura familiar local, criada pelos estudantes do curso subsequente em Administração.

A segunda foi utilizada pelos alunos do Ensino Médio Integrado em Administração, onde foi aplicado o plano 5W2H para prototipar cinco ecossistemas autogestionários, incluindo projetos voltados para a economia solidária. A última foi a testagem do guia estratégico por bolsistas de iniciação científica na unidade de Murici, consolidando o material como uma tecnologia social replicável. 

*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista