Notícias
Professor do Campus Viçosa representa o Ifal em congressos nacionais e internacionais com pesquisas na área de tecnologia
O professor Giseldo da Silva Neo, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Viçosa, está elevando o nome da instituição em prestigiados eventos científicos nacionais e internacionais, com uma série de pesquisas aprovadas e destaque em premiações.
No Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), que será realizado no Rio de Janeiro na primeira semana de novembro, o docente apresentará três artigos centrados em informática para a educação. Um dos pontos mais relevantes de suas contribuições está na criação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que incorpora ferramentas de autorregulação para facilitar o aprendizado autônomo dos estudantes. Além das apresentações, o professor também atuará como coordenador de uma das sessões do evento, contribuindo para o debate sobre a evolução da informática educacional.
No âmbito internacional, Giseldo representou o Ifal na Conferência Internacional sobre Educação e Software Educacional (CSEDU 2024), na França, onde apresentou dois trabalhos – um deles, sobre um modelo preditivo com aprendizagem de máquina para estimativa de esforço em desenvolvimento ágil, foi premiado com o “Best Student Paper”. Esse trabalho se destacou pela robustez de suas metodologias e pela aplicação prática no desenvolvimento de software, sendo reconhecido entre os melhores da conferência. Todo o trabalho é fruto da colaboração com alunos e docentes da universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que também atuaram em parceria nos desenvolvimentos apresentados.
O diretor geral do Campus Viçosa, Valdomiro Odilon, reforça o impacto positivo das contribuições do docente para o Instituto: “Ter professores envolvidos em pesquisas de ponta fortalece o papel do Ifal na formação de nossos alunos e no desenvolvimento de tecnologias que podem transformar o ensino e a sociedade. A dedicação de professores como o professor Giseldo é um grande exemplo para a nossa comunidade acadêmica,” destacou.
Completando sua agenda acadêmica, o professor também apresentará outros dois artigos no Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação (SBTI), em Maceió, nos dias 13 e 14 de novembro. Os trabalhos envolvem temas como geração automática de perguntas usando processamento de linguagem natural e a formação de conjuntos de dados aplicáveis a pesquisas em aprendizagem de máquina e desenvolvimento ágil.