Você está aqui: Página Inicial > Campus > Viçosa > Notícias > Professor do Ifal Viçosa conquista título de mestre com dissertação aprovada e reconhecimento nacional

Cledson Ramos apresenta estudo sobre adoção de tecnologias no Ifal e será destaque na Reditec 2024
por Sâmia Cardeal publicado: 01/10/2024 12h17, última modificação: 01/10/2024 12h17

O professor Cledson Ramos, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Viçosa, obteve uma importante conquista em sua carreira acadêmica: a aprovação de sua dissertação de mestrado, intitulada "Adoção de Tecnologias da Informação no Instituto Federal de Alagoas: Estudo sobre a Conversão dos Processos Físicos para o Formato Eletrônico a partir da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT)". O estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública (PROFIAP) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e foi classificado para apresentação na 48ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2024), que ocorrerá em Caldas Novas, Goiás.

A pesquisa de Cledson explora como as tecnologias da informação têm sido implementadas no IFAL, com foco na transição de processos físicos para formatos eletrônicos. Utilizando como base a Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT), o estudo analisa os desafios e avanços da digitalização de processos administrativos no campus Palmeira dos Índios, abordando um tema de grande relevância para a modernização e eficiência dos serviços institucionais.

Ser classificado para a Reditec, evento que reúne as melhores práticas de inovação e gestão das instituições federais de educação profissional, é um reconhecimento significativo para o trabalho do docente. O professor, que iniciou sua trajetória no Ifal como aluno de um curso técnico, já foi bolsista e técnico administrativo. Agora, como docente, sua história é um exemplo de como a educação pode transformar vidas e carreiras.

“Ser aprovado no mestrado e ter minha pesquisa reconhecida na Reditec é uma vitória que representa não apenas a minha trajetória no Ifal, mas também a de todos os alunos e profissionais que acreditam no poder transformador da educação”, destacou Ramos.

Para o diretor-geral do Campus Viçosa, Valdomiro Odilon, a conquista de Cledson é motivo de grande orgulho: "Com essa realização, o docente fortalece nosso compromisso com a inovação e a excelência na formação, servindo de exemplo para estudantes e colegas. Estamos muito felizes por essa conquista", afirmou.