Você está aqui: Página Inicial > Campus > Viçosa > Notícias > Plano estratégico possibilita retorno seguro às atividades presenciais no Campus Viçosa
conteúdo

Notícias

Plano estratégico possibilita retorno seguro às atividades presenciais no Campus Viçosa

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 08/09/2022 14h04, última modificação: 08/09/2022 14h24

Desde o fim do mês de agosto, o Campus Viçosa do Instituto Federal de Alagoas vem realizando iniciativas e ações voltadas ao retorno gradual das atividades presenciais na unidade. Depois de um longo período de convivência híbrida ou remota, decorrente da pandemia de covid-19 e de reformas nas instalações do Campus, a Equipe Gestora do Campus colocou em prática o Plano de Retorno Gradual, tendo em vista a retomada da presencialidade das atividades acadêmicas e administrativas.

Entre as ações já desenvolvidas, foi realizada a aquisição de materiais e equipamentos voltados ao seguimento dos protocolos de segurança e saúde do Ifal, sobretudo referentes a limpeza, higienização, proteção e segurança da comunidade. 

Também foram realizadas capacitações com servidores, profissionais terceirizados e estudantes do Campus sobre as medidas de higiene e segurança para o retorno presencial, conforme guia produzido pelo Ministério da Educação. Dentro dos conteúdos, foram abordados temas como importância da coleta seletiva para o meio ambiente, descarte de lixo contaminado, covid-19 e varíola dos macacos (Monkeypox): cuidados no retorno às aulas. 

A fim de assegurar o correto descarte de resíduos sólidos do Campus, a Equipe Gestora estabeleceu uma parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa, por meio da Secretaria de Saúde. Também estão previstas, junto à Prefeitura, a realização de ações complementares por parte da Comissão de Sustentabilidade do Campus Viçosa.

Retorno seguro às atividades presenciais no Campus ViçosaNo campo acadêmico, no fim de agosto, os estudantes receberam fardamento escolar, material didático e participaram de encontros de acolhimento. Alunos de todas as turmas do Campus foram recebidos pelo reitor, professor Carlos Guedes, pelas pró-reitoras Cledilma Costa (Ensino) e Edja Laurindo de Lima (Desenvolvimento Institucional), além da Direção Geral, Departamento de Ensino, Departamento de Administração, coordenações de curso e dos diversos setores da unidade. 

Na ocasião, os discentes dos cursos Técnico em Informática para a Internet e Subsequente em Administração puderam tirar dúvidas sobre o retorno. Também foi ministrada a palestra “Ansiedade: a adolescência e o medo do futuro”, pelo psicólogo Leonardo Siqueira Antônio.