Você está aqui: Página Inicial > Campus > Viçosa > Notícias > Novos Cursos de Extensão

Novos Cursos de Extensão

Inscrições até 10/05/2017

publicado: 02/05/2017 18h01, última modificação: 02/05/2017 18h01

Estão abertas as inscrições para dois cursos de Extensão, que serão ofertados pelo IFAL Campus Viçosa. Os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser realizadas até o dia 10/05/2017.

Produção e Consumo de Alimentos

Estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão "Produção e Consumo de Alimentos: debates e práticas", coordenado pela Profa Dra.  Beatriz Medeiros de Melo. O curso tem a intenção mais geral de difundir conhecimentos sobre a produção e o consumo de alimentos, levantando DEBATES a partir da História, da Antropologia, da Agroecologia e da Sociologia, bem como proporcionar espaços de PRÁTICAS onde poderemos juntos trocar conhecimentos e fomentar experiências de produção de alimentos baseadas na matriz agroecológica.

Temas a serem tratados no curso:
  • A comida e a evolução do homem.
  • A comida e a cultura: entre significados e identidades.
  • A história da produção de alimentos no Brasil: a posse da terra, a produção agropecuária e as classes sociais.
  • Produção de alimentos no Brasil atual I: a industrialização, a globalização, o agronegócio e a produção para exportação e de commodities.
  • Produção de alimentos no Brasil atual II: os camponeses e a produção para o mercado interno.
  • Perspectivas sobre o problema da fome no Brasil, no Nordeste e no mundo.
  • A agricultura convencional: suas bases e efeitos econômicos, sociais, ambientais.
  • Sistemas de produção de base ecológica: suas bases e efeitos econômicos, sociais, ambientais.
  • Hortas Urbanas – sentidos e experiências
  • Plantas Aromáticas e Medicinais;
  • Uso e acesso à água para produção de alimentos.
  • As dietas alimentares: entre a produção e o consumo.
  • Desperdício e reaproveitamento de alimentos.

O curso contará com a presença de diversos convidados, e com a organização de visitas técnicas para conhecer espaços de produção e comercialização de alimentos.

Onde acontecerá o curso?

• IFAL, campus Viçosa. Rua Mota Lima, 35 (antigo colégio São José).

Quando e que horas serão os encontros?

• Às segundas-feiras, de 15/05 a 27/11, das 18h30 as 21h30, de maio até novembro.

Quem pode se inscrever?

• Interessados na produção e consumo de alimentos em geral: agricultores, trabalhadores e empreendedores do setor de alimentos
  • Estudantes do ensino médio e técnico
  • População interessada em produzir alimentos em casa ou em conhecer os alimentos que consome.

Quando e onde se inscrever?

• De 02 a 10/05/2017, das 08h00 as 11h30 e das 13h30 s 16h30. Rua Mota Lima, 25 (antigo colégio São José), Centro, Viçosa, AL.

Para maiores informações, clique aqui e visualize o edital 01/2017.

Marketing Pessoal

Estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão "Marketing Pessoal", coordenado pelo Profo. Ms. Luiz Antonio Félix Junior e Profa Ms. Anna Sofia Costa Neri. O curso tem a intenção de contribuir para a inserção dos participantes no mercado de trabalho, oferecendo orientações para busca de vagas de emprego, bem como para construção da melhor apresentação pessoal do(a) candidato(a).

São objetivos do curso preparar os participantes para:

• Demonstrar competência para a atuação de um bom profissional;
  • Relatar dicas para uma boa oratória;
  • Orientar acerca do bom comportamento na entrevista de emprego;
  • Como utilizar as redes sociais no âmbito profissional;
  • Construir o currículo profissional;
  • Vivenciar simulação de entrevista de emprego.

Onde acontecerá o curso?

• IFAL, Campus Viçosa. Rua Mota Lima, 35 (antigo colégio São José).

Quando e em que horário serão os encontros?

• Quartas-feiras, das 07h50 às 11h30;
  • Quintas-feiras, das 07h50 às 9h30.
  • De maio a julho de 2017.

Quem pode se inscrever?

• A comunidade em geral
  • Egressos do IFAL
  • Discentes regularmente matriculados no IFAL (máximo de 20% das vagas para alunos).

Quando e onde se inscrever?

• De 02 a 10/05/2017, no horário de 08h00 às 11h30 e de 13h30 às 16h30, no IFAL Campus Viçosa