Você está aqui: Página Inicial > Campus > Viçosa > Notícias > Ifal Viçosa participa da fase presencial da Olimpíada Brasileira de Geografia em Campinas (SP)
conteúdo

Notícias

Ifal Viçosa participa da fase presencial da Olimpíada Brasileira de Geografia em Campinas (SP)

Estudantes do curso Técnico em Administração representam Alagoas na etapa nacional com provas objetiva, discursiva e prática
por Sâmia Cardeal publicado: 26/11/2025 12h02, última modificação: 26/11/2025 12h05

Os alunos representantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Viçosa, estão em Campinas (SP) entre os dias 25 e 28 de novembro para participar da terceira e última etapa da 10ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). A fase presencial reúne equipes classificadas de todo o país para provas objetiva, discursiva e prática, que avaliam conhecimentos em Geografia Geral, Cartografia e Geotecnologias.

A equipe é formada pelos estudantes Larissa Casado, Mizaely Cecília e Robert Shaid, todos do 2º ano do curso Técnico Integrado em Administração, que chegam à Unicamp representando Alagoas na etapa nacional. Os estudantes conquistaram seis medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze na fase estadual, garantindo a vaga na competição.

O professor-orientador Wellington de Brito Silva, que acompanha os estudantes em Campinas, destacou a relevância do desempenho do grupo e o caráter formativo da competição. Para ele, a OBG “reforça o papel da Geografia na formação integral, ao exigir análise crítica, leitura de território, habilidades cartográficas e compreensão dos fenômenos que moldam o mundo contemporâneo”.

Criada em 2015, a Olimpíada Brasileira de Geografia consolidou-se como uma das mais importantes iniciativas de valorização do conhecimento geográfico no país. Em sua edição comemorativa de dez anos, o evento prioriza debates e práticas que integram Geografia Física e Humana, estimulando metodologias de ensino alinhadas à complexidade dos fenômenos socioespaciais.


Ifal Além de incentivar a colaboração entre estudantes e professores, a OBG abre portas acadêmicas. Universidades como USP, Unicamp, UFMG e UFRJ reconhecem a participação e o desempenho em Olimpíadas do Conhecimento como diferencial no processo de seleção, oferecendo bônus, vagas específicas ou modalidades de mérito acadêmico.

A competição também possui uma fase internacional, a International Geography Olympiad (iGeo), destinada aos alunos com melhor desempenho na etapa presencial. Para essa seleção, os participantes são submetidos a atividades técnicas, exigindo conhecimento avançado e proficiência em língua inglesa.