Você está aqui: Página Inicial > Campus > Viçosa > Notícias > Ifal Viçosa conquista medalhas na Olimpíada Brasileira de Geografia e garante vaga na final nacional
conteúdo

Notícias

Ifal Viçosa conquista medalhas na Olimpíada Brasileira de Geografia e garante vaga na final nacional

Alunos do curso integrado em Administração representarão Alagoas na UNICAMP
por Sâmia Cardeal publicado: 07/09/2025 19h43, última modificação: 07/09/2025 19h49

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Viçosa conquistou nove medalhas,  seis de ouro, uma de prata e duas de bronze, na 10ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), competição que reuniu mais de 100 mil estudantes em todo o país. O resultado levou o campus à fase final presencial, que será realizada em novembro, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Os estudantes Larissa Casado, Mizaely Cecília e Robert Shaid, do 2º ano do curso Técnico Integrado em Administração, representarão o IFAL Viçosa e o estado de Alagoas na etapa nacional.

Larissa da Silva Casado, 17 anos, destacou a preparação coletiva:

“Utilizamos bastante os laboratórios de informática, que nos ajudaram na visualização dos mapas e imagens das provas. Foi um processo de muita dedicação, com pesquisas, debates e motivação em equipe. Quando vimos que estávamos classificados, foi uma alegria imensa e uma honra poder representar o Ifal Viçosa.”

Robert Shaid, 17 anos, ressaltou o aprendizado com o desafio:

“Participar da OBG foi algo gratificante e desafiador. As questões eram difíceis, mas seguimos o conselho do professor Wellington de Brito Silva: confiar no processo, porque o resultado vem. E realmente veio. Agora estamos ansiosos para a fase nacional em novembro, que será uma experiência única e de muito aprendizado para levarmos de volta ao nosso campus e à nossa cidade.”

 Já Mizaely Cecília Peira Cavalcante, 16 anos, falou sobre a emoção da conquista:

“A Olimpíada foi uma experiência única, cheia de desafios. As provas exigiram muita leitura e interpretação, mas o trabalho em equipe fez toda a diferença. A medalha de ouro já foi incrível, mas conquistar também a vaga para a etapa presencial foi ainda mais especial. Fazer parte dessa equipe que vai representar Alagoas e o Ifal Viçosa é uma alegria imensa.”

O professor-orientador Wellington de Brito Silva destacou a relevância do resultado e o papel da Geografia na formação integral dos estudantes:

“É uma imensa alegria termos, mais uma vez, alunos do Ifal Viçosa na fase final de uma Olimpíada que reuniu mais de 100 mil estudantes em todo o Brasil, sendo apenas três equipes por estado classificadas para representar Alagoas na UNICAMP. Também é fundamental lembrar que várias equipes do Ifal foram medalhistas, o que demonstra a relevância da Geografia como ciência indispensável dentro da formação politécnica. Ela contribui de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem, preparando nossos estudantes para a vida, para o trabalho e para a cidadania.”

O desempenho é resultado também do trabalho do Projeto Construindo um Clube de Ciências Geográficas – GEOVIC II, desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). A iniciativa incentiva a iniciação científica, estimula a pesquisa e tem sido decisiva para o protagonismo estudantil. Nesta edição da OBG, o projeto esteve diretamente ligado às conquistas de medalhas e à classificação para a etapa nacional, reafirmando sua importância para a formação dos alunos.