Notícias
Docentes do Ifal Viçosa compõem Simpósio em evento da Faculdade de Letras, na Ufal
Quatro docentes do Campus Viçosa do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) apresentaram trabalhos no 3º Congresso Nordestino de Linguística Aplicada (Conela). Ritaciro Cavalcante, Marina Lins, Sérgio Accioly e Marielza Santos, fizeram parte do evento, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de setembro na Faculdade de Letras (Fale), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Marina explica que eles participaram do Simpósio 1, Inteligência Artificial na Educação, Governança Pública e Território é o tema da atividade: uma proposta formativa com estudantes do Ifal Viçosa, à convite da também docente da unidade, Wilma Albuquerque, que hoje é doutoranda no Programa de Pós-Graduação Linguística e Literatura (PPGLL) e atuou como mediadora.
“Participamos de um debate essencial sobre o uso da IA na educação. O tema, de grande relevância para as esferas pública (Ifal e Ufal) e privada, proporcionou um momento enriquecedor de troca de experiências sobre a aplicação da IA em áreas como Administração, Informática, Contabilidade e Língua Inglesa”, pontuou Marina.
O trabalho “Educomunicação e Inteligência Artificial na EPT: o Papel da IA no Desenvolvimento do Produto Educacional e da Dissertação de mestrado sobre a incubadora IFAL Ecosol”, foi apresentado por Marina.
“Inteligência Artificial na Educação e Governança Pública Participativa: proposta de estudo de caso com estudantes de Administração e Informática para Internet no município de Viçosa (AL)” teve a discussão da professora Marielza.
“Inteligência Artificial na Educação, Governança Pública e Território: uma proposta formativa com estudantes do Ifal Viçosa”, apresentado por Sérgio Accioly.
Por fim, “Tecnologias digitais e protagonismo estudantil no ensino de Língua Inglesa em escolas públicas de Viçosa-AL: uma trajetória de iniciação científica e extensão (2023-2026)”, apresentado por Ritaciro, que também fez uma Comunicação Oral “Laboratório de Línguas Móvel: Desenvolvimento de um Ambiente Digital de Apoio Complementar ao Ensino de Língua Inglesa em Escolas Públicas”
Já o professor Giseldo Neo participou da programação on-line, ministrando o minicurso: Prim, escrita de artigos científicos com inteligência artificial.