Notícias
Docente do Ifal Viçosa publica artigo sobre formação de professores no Brasil e na Finlândia
O professor Marcio Yabe, doutor em Educação e docente do Instituto Federal de Alagoas – Campus Viçosa, é um dos autores do artigo “A profissionalidade e a formação inicial docente no Brasil e na Finlândia”, publicado na Revista Educação e Políticas em Debate, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG). O estudo compara os caminhos formativos e a profissionalização docente em duas realidades educacionais bastante distintas: Brasil e Finlândia.
Fruto de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com coleta de dados bibliográficos, documentais e observações in loco na Finlândia, o artigo foi escrito em parceria com as pesquisadoras Edna Cristina do Prado (UFSCar) e Ana Isabel da Câmara Dias Madeira (Universidade de Lisboa).
Conforme os autores, a análise evidencia diferenças significativas nos critérios de formação e valorização dos professores. Enquanto no Brasil os profissionais da Educação Básica ingressam na docência após uma licenciatura com, no mínimo, 3.200 horas, na Finlândia o percurso formativo inclui 8.100 horas entre cursos de bacharelado e mestrado.
Para o professor Marcio Yabe, os dados revelam um importante contraste na forma como cada país compreende e estrutura a formação docente. “A valorização do professor começa pela qualidade da sua formação. Na Finlândia, isso é visível desde o início da carreira”, destaca.
O artigo está disponível gratuitamente para leitura no site da revista: