Você está aqui: Página Inicial > Campus > Viçosa > Notícias > Docente do Ifal Viçosa publica artigo sobre formação de professores no Brasil e na Finlândia
conteúdo

Notícias

Docente do Ifal Viçosa publica artigo sobre formação de professores no Brasil e na Finlândia

Pesquisa do professor e doutor em Educação Marcio Yabe, publicada em revista da UFU, revela diferenças marcantes na valorização e preparação docente entre os dois países
publicado: 08/04/2025 12h24, última modificação: 08/04/2025 12h24

 O professor Marcio Yabe, doutor em Educação e docente do Instituto Federal de Alagoas – Campus Viçosa, é um dos autores do artigo “A profissionalidade e a formação inicial docente no Brasil e na Finlândia”, publicado na Revista Educação e Políticas em Debate, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG). O estudo compara os caminhos formativos e a profissionalização docente em duas realidades educacionais bastante distintas: Brasil e Finlândia.

Fruto de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com coleta de dados bibliográficos, documentais e observações in loco na Finlândia, o artigo foi escrito em parceria com as pesquisadoras Edna Cristina do Prado (UFSCar) e Ana Isabel da Câmara Dias Madeira (Universidade de Lisboa).

Conforme os autores, a análise evidencia diferenças significativas nos critérios de formação e valorização dos professores. Enquanto no Brasil os profissionais da Educação Básica ingressam na docência após uma licenciatura com, no mínimo, 3.200 horas, na Finlândia o percurso formativo inclui 8.100 horas entre cursos de bacharelado e mestrado.

Para o professor Marcio Yabe, os dados revelam um importante contraste na forma como cada país compreende e estrutura a formação docente. “A valorização do professor começa pela qualidade da sua formação. Na Finlândia, isso é visível desde o início da carreira”, destaca.

O artigo está disponível gratuitamente para leitura no site da revista:

🔗 Leia o artigo completo aqui