Você está aqui: Página Inicial > Campus > Viçosa > Notícias > Aprendizado em ação: alunos vivenciam teoria e prática em aulas de Administração no Ifal Viçosa
conteúdo

Notícias

Aprendizado em ação: alunos vivenciam teoria e prática em aulas de Administração no Ifal Viçosa

Atividades integraram visitas aos setores do campus e parceria com grupo de pesquisa da Ufal, fortalecendo o vínculo entre ensino, pesquisa e extensão
por Sâmia Cardeal publicado: 21/10/2025 11h36, última modificação: 21/10/2025 11h36

As turmas dos cursos técnicos de Administração e Informática (Integrado) e de Administração Subsequente do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Viçosa vivenciaram momentos de aprendizado prático e integrado. As atividades, conduzidas pelo professor Sérgio Accioly, tiveram como objetivo aproximar os estudantes da realidade organizacional e do universo do empreendedorismo, fortalecendo o elo entre teoria, prática e formação cidadã.

Os alunos do curso técnico Subsequente em Administração realizaram uma visita guiada a setores administrativos do campus, como a Coordenação Financeira e a Enfermaria, com o objetivo de compreender como se dá, na prática, a estrutura e o funcionamento das áreas internas da instituição.

Durante a atividade, os estudantes conversaram com servidores, conheceram as rotinas de trabalho e, em seguida, apresentaram o desenho do organograma do campus, aplicando os conceitos estudados em sala sobre hierarquia, cargos, funções e fluxos de comunicação dentro de uma organização.

“Com essa turma, fomos a alguns setores do campus para que eles tivessem o conhecimento sobre estrutura organizacional e a importância dos cargos e funções em uma instituição. A ideia é que eles consigam visualizar como a teoria se traduz em práticas administrativas do dia a dia”, explicou o professor Sérgio Accioly.

Parceria com a UfalNa turma do Ensino Médio Integrado, a disciplina Empreendedorismo Digital foi marcada por uma parceria com o grupo de pesquisa em Empreendedorismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os universitários apresentaram um projeto de extensão voltado ao desenvolvimento de ideias inovadoras e ao estímulo do protagonismo estudantil no ambiente digital.

Um dos momentos mais especiais da aula foi a participação de um dos integrantes do grupo da Ufal que já foi aluno do curso de Informática do próprio Ifal Viçosa. O retorno ao campus, agora como extensionista, emocionou professores e colegas e simbolizou o papel transformador da educação pública.

“Quando o aluno vivencia a prática e percebe que a teoria tem aplicação concreta, o aprendizado se torna muito mais significativo. Essa parceria com a Ufal é um exemplo de como ensino, pesquisa e extensão podem caminhar juntos”, destacou o docente.

Para a aluna Marluce da Silva, do curso Subsequente em Administração, as atividades propostas pelo professor Sérgio fizeram toda a diferença na experiência em sala de aula. Ela contou que se sentiu acolhida e motivada ao poder relacionar o conteúdo com a própria realidade.

“Apresentei meu trabalho na disciplina dentro da minha vivência, falando sobre o que faço no dia a dia. Eu vendo lanches e consegui mostrar isso na atividade. Foi bom me sentir acolhida,”, relatou a estudante.