Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > IX Gincana Cultural do Campus Satuba tem como tema os 200 anos de Alagoas

IX Gincana Cultural do Campus Satuba tem como tema os 200 anos de Alagoas

publicado: 19/06/2017 13h27, última modificação: 16/10/2023 10h58

Acontece nesta segunda feira, durante todo o dia, no espaço Multieventos, a culminância da primeira etapa da IX Gincana Cultural do Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba. O evento, que conta com a participação de servidores e alunos, tem como temática os 200 anos de Emancipação Política de Alagoas.

De acordo com Valeska de Souza Duarte, presidente da comissão organizadora da gincana, se inscreveram aproximadamente 240 estudantes, divididos em cinco equipes: Luar, Saber do Povo, Calouro Ousado, Asa Branca e Cordel Encantado. As equipes são mistas, compostas por estudantes dos cursos integrados (Agropecuária e Agroindústria), curso subsequente (Agropecuária), Proeja (Processamento de Alimentos e Informática) e Superior Tecnológico de Laticínios.

Apresentado por Flávia Maria Monteiro de Lima Emiliano, pedagoga, e Ademilson Galdino dos Santos, coordenador de comunicação e eventos do campus, a culminância foi aberta com a performance artística da Rainha Junina, interpretada pelo ex-aluno Lucas Felipe Costa. Mesmo antes da abertura, como atividade da gincana, as equipes fizeram uma exposição fotográfica com imagens das cidades onde os participantes residem e entregaram os mantimentos coletados para doação às comunidades carentes.

A Gincana faz parte do calendário da instituição há 9 anos e, este ano, segundo Flávia, "tem como objetivo o resgate dos aspectos culturais, históricos e geográficos do Estado, demonstrando que o aprendizado não se faz somente em sala de aula, além de promover a integração entre servidores, alunos e familiares". A pedagoga explicou que, mesmo com o caráter lúdico e de entretenimento, os alunos realizaram pesquisas para embasar as atividades da gincana .

Além da exposição fotográfica e coleta de mantimentos, as tarefas envolvem esquetes teatrais, paródias, apresentação de personagens alagoanos, comidas típicas, folguedos, performances de pais e servidores, eleição de Rei e Rainha do Milho, entre outras. As equipes serão avaliadas por uma comissão avaliadora composta por 17 servidores que seguem critérios pré-determinados, de acordo com as características de cada atividade.

A culminância da segunda etapa da gincana será no dia 17 de agosto. Compõem a comissão organizadora da Gincana Cultural 2017 os servidores Anne Delly Gomes Leão, Antônio Gonzaga Calado, Auxiliadora Baraldi Pacheco, Carla Fabrícia de Araújo Cordeiro, Flávia Maria Monteiro de Lima Emiliano, Renata Gicelly de Farias Bezerra, Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti, Sandra Sebastiana dos Santos e Valeska de Souza Duarte .