Notícias
Usina Solar do Ifal Satuba gerou aproximadamente 134 MWh em 2023
A primeira usina solar fotovoltaica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba, que entrou em funcionamento no início de abril do ano passado (2023), até o encerramento do ano de 2023, foi responsável por uma geração registrada de 133,94 MWh.
Segundo Valdemir Lino Chaves Filho, membro da Comissão de Sustentabilidade do Ifal Campus Satuba e responsável pela confecção do relatório, o projeto para a instalação da Usina Solar Fotovoltaica - Módulo 01 (USFV-M1) surgiu a partir da necessidade de redução da maior despesa de consumo do campus, em um contexto de forte restrição orçamentária e cenário de aumentos sucessivos na tarifa.
De acordo com o Software de Monitoramento Online Solarman Smart®, os benefícios ambientais (até 09/01/2024) foram equivalentes a 124,31 toneladas de CO2 ou 8.540 árvores plantadas. "Para além da questão econômica, o projeto também visou a ampliação das ações de sustentabilidade já existentes no campus, visando a descarbonização das atividades", explica Valdemir.
Conforme consta no relatório, o sistema atual não atende a totalidade da demanda do campus. "É importante que se desenvolva um outro projeto para a geração complementar, seja para atingir a autossuficiência ou para redução da parcela que é paga à concessionária", pontua o relator.
A USFV-M1 é composta por 224 painéis solares que estão conectados a 4 inversores de potência 25KW, localizados nas proximidades do Laboratório de Suinocultura. O equipamento produz em média 30% da energia consumida pelo campus.
Para saber mais: