Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Campus Satuba socializa experiências em pesquisa e extensão no II Conac

Campus Satuba socializa experiências em pesquisa e extensão no II Conac

por Adriana Cirqueira publicado: 13/09/2017 15h24, última modificação: 16/10/2023 10h58

O II Congresso Acadêmico do Ifal alterou a rotina do Campus Satuba trazendo para os diferentes ambientes do campus a integração entre o ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na instituição através do compartilhamento de experiências e resultados dos projetos desenvolvidos nos diferentes campi em apresentações orais e de baneres, rodas de conversas, oficinas, apresentações culturais, exposições entre outras atividades. Envolvidos nesse contexto, alunos e servidores do Ifal Campus Satuba apresentaram trabalhos em diferentes áreas neste primeiro dia de congresso.

Entre os trabalhos apresentados pelos alunos do campus na Mostra de Extensão deste II Conac estava o projeto de extensão intitulado “Educação ambiental, uma contribuição para a preservação do meio ambiente no município de Satuba”. Desenvolvido pelas alunas Ana Alícia de Oliveira Rocha, 19 anos, e Larissa Torres de Aquino, 17 anos, ambas do 3° ano A de Agropecuária, o projeto, orientado pelo professor Gilberto Tenório da Silva Filho, oferece conteúdos sobre meio ambiente e sustentabilidade às crianças da primeira etapa do ensino fundamental. Outro baner em exposição era o do projeto de extensão orientado pela professora Ithaise Ramos: “Construção de uma sociedade inclusiva por meio da informática” desenvolvido com alunos com necessidades especiais da educação básica da rede pública do município de Satuba.

Educação inclusivaDentro da Mostra de extensão aconteceram ainda rodas de conversas sobre temas comuns aos projetos de extensão desenvolvidos nos campi do instituto. Nesta terça-feira (12) os temas abordados foram “Horta”, “Inovação tecnológica”, “Reforço escolar” e “Sustentabilidade e meio ambiente”. A Roda de Conversas sobre hortas foi mediada pelo professor José Ribeiro e dos cinco projetos que a compunham, quatro são desenvolvidos pelo Campus Satuba (o quinto é do campus Murici).

Para o chefe do Departamento de Apoio Acadêmico do campus Satuba, professor Francisco Rafael, o sistema de apresentação “roda de conversa” possibilita uma maior interação entre os participantes, fazendo com que cada um conheça o trabalho que o outro executa e propor melhorias. “É primeira vez que a Proex adota esse sistema e, essa inovação foi muito interessante pois as discussões giram em torno de um tema comum aos participantes, neste caso, a horta, que atendendo a diferentes públicos. Essa forma de aprendizado mútuo apresenta enormes ganhos para as comunidades e para os alunos envolvidos”, informa o professor.

Entre as apresentações do Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica (Eitic) estavam cinco projetos de pesquisa do Campus Satuba. Na sala 4 foram apresentados e avaliados os projetos "Desenvolvimentos e validação de extratos carotenogênicos a base de material vegetal e sua determinação no leite", "Análise do impacto de softwares lúdicos na alfabetização digital de crianças" e "Desenvolvimento de embalagem (filme) biodegradável para queijo a base de quitosana", enquanto os projetos " Impacto e relevância da produção científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de alagoas" e "Ensino de Física e Experimentação: renovando ideias e equipamentos" foram apresentados na sala 6.

As atividades do II Conac seguem até a quinta-feira, dia 14.