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Sistema de chamados GLPI auxilia nas demandas de manutenção do Campus Satuba

Objetivo da utilização da ferramenta é contribuir com a eficiência na resolução das solicitações de reparo ou substituições feitas pelos servidores do Campus
publicado: 02/08/2023 11h18, última modificação: 16/10/2023 10h59

Lívia Muniz - estagiária de jornalismo*

Adotado em 2017 o Gestionnaire Libre de Parc Informatique  (GLPI), sistema francês e gratuito, atua no gerenciamento de ativos, incidentes e requisições de Tecnologia de Informação (TI) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba.

As funcionalidades do sistema auxiliam os administradores de TI da Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) a criarem um banco de dados de recursos técnicos, além de um gerenciamento e histórico de ações e manutenções. 

Desde 2019, o Departamento de Infraestrutura e Manutenção (DIM) também opera e recebe requisições através desse gestor de tecnologia. O objetivo da utilização da ferramenta é contribuir com a eficiência na resolução das solicitações de reparo ou substituições feitas pelos servidores do Campus. 

O/a servidor/a que necessitar de alguma assistência da TI ou quiser solicitar algum serviço de manutenção predial em seu setor, deve acessar o atalho GLPI que consta em sua área de trabalho e fazer o login com a senha dos computadores institucionais. 

 

Abertura de chamados para o DIM

Dados levantados pelo sistema indicam que  cerca de 3.038 chamados foram abertos desde o início do funcionamento do GLPI no Campus, sendo o Departamento de Gestão Agropecuária (DGA) o setor a abrir mais chamados.

Na mesma pesquisa foi avaliado o tempo para resolução de problema e a prestação de serviços pelo DIM nas seguintes áreas: limpeza, segurança, manutenção predial, manutenção elétrica, hidráulica e transporte. Mais de 90% dos entrevistados consideram satisfatório e/ou muito satisfatório tanto o tempo para resolução quanto a prestação dos serviços. 

"A ferramenta GLPI, é para nós do DGA muito prática na resolução dos problemas relacionados à manutenção.  A partir da sua utilização tivemos claramente uma melhora na velocidade e resolução desses serviços, aumentando a eficiência e organização das atividades de campo." explicou Gabriel Faustino, chefe do Departamento de Agropecuária.

 

Abertura de chamados para a TI

Dados levantados pela Coordenação de Tecnologia de Informação (CTI)  do Ifal Satuba constatam que cerca de 3.847 chamados foram abertos desde o início do funcionamento do sistema no Campus, sendo a Direção-Geral o setor a abrir mais chamados, seguidos  pela recepção da Diretoria de Ensino (DE)  e Departamento de Apoio Acadêmico (DAA).

A TI orienta que a  comunidade do campus deve se habituar a utilizar o sistema, tanto para criação como para acompanhamento dos chamados. De acordo com a pesquisa, cerca de 80% das solicitações foram realizadas pela própria coordenação de TI. 

“Desde a sua implementação, o GLPI-Ti tem se destacado por sua forma eficiente de gerenciamento das demandas. Setores como Diretoria de Ensino e o Departamento de Apoio Acadêmico fazem bastante uso da ferramenta de abertura de chamados principalmente para resolução de problemas com impressoras, manutenção de redes e computadores. Portanto, é fundamental o apoio de todos no sentido de realizar o chamado no sistema e acompanhar seu status.” incentivou Pedro Juvêncio,  diretor de ensino do campus.

 

Orientações

O DIM e a TI orientam que os/as solicitantes detalhem os chamados, devendo estes conter, entre outras informações, o local no qual o serviço deverá ser realizado. Os/as servidores devem, ainda, acompanhar os chamados em andamento e encerrados no sistema. 

Confira o tutorial completo sobre como abrir chamados neste link

 

Contatos

E-mail: dim.satuba@ifal.edu.br  ; Ramais: 6528 ou 6510

E-mail: ti.satuba@ifal.edu.br  ; Ramais: 6531 ou  6574

 

*Sob supervisão de Adriana Cirqueira.