Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Geotecnologias na sala de aula: estudantes do Ifal aprendem a desenvolver mapas com softwares especializados
conteúdo

Notícias

Geotecnologias na sala de aula: estudantes do Ifal aprendem a desenvolver mapas com softwares especializados

Projeto utilizou o software QGIS para auxiliar na recuperação de aprendizagem e capacitar alunos de Agropecuária para as demandas do mercado
por Adriana Cirqueira publicado: 08/04/2025 15h05, última modificação: 15/04/2025 12h02

Setenta e quatro estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba participaram de um projeto de ensino que utilizou tecnologia como ferramenta pedagógica. Intitulado "Aplicação de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) como ferramenta auxiliar na recuperação de aprendizagem dos alunos do curso técnico em Agropecuária", o projeto teve duração de quatro meses, de setembro a dezembro de 2024.

O projeto surgiu da constatação de que as tecnologias, incluindo os SIG, estão cada vez mais presentes em diversos setores da sociedade, inclusive na atividade agrícola. Nesse contexto, a iniciativa buscou utilizar esses sistemas de forma interdisciplinar para facilitar o processo de ensino, promover a recuperação da aprendizagem e capacitar os futuros técnicos em agropecuária para as novas exigências do mercado de trabalho.

De acordo com a professora Norma Cândida dos Santos Amorim, coordenadora do projeto, durante sua execução os/as estudantes tiveram vivências práticas com o software QGIS, um SIG livre e de código aberto. Foram elaborados 241 mapas de diferentes tipos incluindo mapas de localização, mapas temáticos, mapas de uso e cobertura do solo e mapas hipsométricos.

Como atividade final, foi proposta a construção de um portfólio digital utilizando a ferramenta Canva, com os mapas produzidos e outras atividades desenvolvidas pelos/as estudantes. O objetivo foi apresentar os principais trabalhos dos/as estudantes e prepará-los para a divulgação profissional na era digital. As estudantes "contratadas" através de seus portfólios - que foram expostos em sala de aula - foram: Melliny Santana Rodrigues Tavares (2º A); Lívia Eliege dos Santos Serafim (2º B); Maria Clara da Silva Melo (2º C).

Os resultados do projeto foram considerados positivos e a coordenadora destacou o comprometimento do aluno bolsista Caio Vinícius da Silva Santos e da aluna voluntária Francyne Maria Bispo da Silva Lima, e o apoio do coorientador do projeto, o professor Fabiano Barbosa dos Santos.

Resultados positivos

Foram atendidos 74% dos/as estudantes com matrícula ativa nos segundos anos do ensino médio integrado ao Técnico em Agropecuária. Uma avaliação realizada com 23 alunos/as (31% do público-alvo) demonstrou um alto nível de satisfação com as atividades. Estudantes expressaram interesse em continuar produzindo mapas.

Ao serem questionados, 78,3% dos/as respondentes afirmaram ser capazes de reproduzir os mapas a partir do conhecimento adquirido, e 95,7% consideraram as atividades importantes para sua formação como técnico/a em Agropecuária, agregando conhecimento sobre Geotecnologias.

Os/as participantes relataram ainda que as práticas contribuíram para a democratização do aprendizado sobre o QGIS, para a produção e interpretação de mapas, para o incremento de sua inteligência computacional e para sua formação profissional.

O projeto foi vinculado ao Edital 08/2024, da Pró-reitoria de Ensino (Proen), que teve como objetivo impulsionar o desenvolvimento de habilidades não alcançadas durante o período de suspensão dos calendários acadêmicos, nos cursos de educação básica do Ifal (saiba mais).