Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Servidora do Ifal Satuba toma posse na Academia Alagoana de Educação

Servidora do Ifal Satuba toma posse na Academia Alagoana de Educação

Maria Omena é a primeira ocupante da cadeira nº 6 da ACALE

por Adriana Cirqueira publicado: 02/05/2017 08h47, última modificação: 16/10/2023 10h58

A servidora do Campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Maria José Almeida Souza Omena compõe o seleto grupo de 40 personalidades empossadas na Academia Alagoana de Educação (Acale/AL). A sessão solene de posse dos acadêmicos fundadores aconteceu na noite da última sexta-feira (28), no auditório Virgílio Loureiro do Centro de Convenções Ruth Cardoso, com a presença de Ivana de Siqueira, secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação e de Maria Valéria Costa Correia, reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) representando o governador.

Maria Omena, que ocupa a cadeira nº 6 cujo patrono é o professor Eduardo Almeida da Silva, atua na área de educação desde os 15 anos de idade. Foi professora da secretaria de educação do Estado de Alagoas e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Trabalhou ainda na Delegacia do Ministério da Educação (Mec) e hoje é servidora do Campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Com formação em Pedagogia e Direito, Maria é técnica em assuntos educacionais e exerce atualmente o cargo de coordenadora de estágios e egressos do campus. Para a servidora compor este grupo de fundadores é uma honra. “Isso é reconhecimento muito grande pois Alagoas tem muitos nomes importantes na área de educação. Faço parte dos primeiros 40 desta academia e isso me deixa muito envaidecida”, assinala a acadêmica.

Criada como parte das comemorações do bicentenário de Alagoas, a Academia Alagoana de Educação é uma associação cultural e educacional sem fins lucrativos que tem por finalidade ajudar no trabalho de erradicação do analfabetismo e contribuir para o avanço dos índices de educação no Estado.