Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Semana Agrotecnológica do Ifal Satuba acontece de 18 a 21 de outubro

Semana Agrotecnológica do Ifal Satuba acontece de 18 a 21 de outubro

As inscrições podem ser realizadas até o dia 18

por Adriana Cirqueira publicado: 11/10/2017 14h17, última modificação: 16/10/2023 10h58

Começa no dia 18 de outubro a VIII Semana Agrotecnológica do Ifal Campus Satuba. Com 10 palestras, 26 minicursos, feira de ciências, feira de empreendedorismo e atrações artísticas e culturais, além de exposições e atividades extracurriculares de diversas disciplinas, a Semana Agrotecnológica do Ifal Campus Satuba oferece uma vasta programação que contempla as dimensões de ensino, pesquisa e extensão e recebe profissionais de diversos campi e de outras instituições.

O credenciamento começará às 7h e será realizado com o apoio no Núcleo de Relações Públicas (Nurpe), do Campus Maceió. No auditório, a partir das 8h20, será realizada a Cerimônia de Abertura do evento, que contará com a participação dos professores Sergio Teixeira, Reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal); Anselmo Lúcio Aroucha Santos, Diretor Geral do Ifal Campus Satuba; Luiz Henrique de Gouvêa Lemos, Pró-reitor de Ensino, Altemir João Secco, Pró-reitor de Extensão; Carlos Henrique Almeida Alves, Pró-reitor de Pesquisa e Inovação; Carlos Guedes de Lacerda, Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional; Wellington Spencer Peixoto, Pró-reitor de Administração e André Custódio, coordenador do Curso de Agropecuária do Campus Satuba e presidente da Comissão Organizadora do evento.

Logo após a abertura serão proferidas as primeiras duas palestras da Semana: "Alagoas 200 anos", pelo professor Álvaro Queiroz da Silva, do Ifal Campus Satuba e "Economia Alagoano ao longo do bicentenário", pelo o professor Cícero Péricles de Oliveira Carvalho, da Ufal. Ainda no auditório, no período vespertino, a partir das 13h30, serão realizadas as palestras do professor Antonio Jose Ornellas Farias, da Ufal, com o tema "A energia dos tempos antigos aos dias atuais" e do professor Marcos Dantas, da Uneal Campus Arapiraca.

Durante todos os dias do evento, no intervalo do almoço, das 11h30 às 12h30, haverá apresentações artistico-culturais no salão do refeitório. No primeiro dia serão os alunos do Ifal Satuba que farão suas performances no "Talentos do Ifal".

O seis minicursos oferecidos no primeiro dia acontecerão no período da tarde. Com temáticas como "Controle agroecológico de pragas" e "Noções básicas de microscopia óptica", os minicursos inscrevem de 10 a 25 participantes. Nos demais dias do evento a programação de minicursos está distribuidas nos períodos matutino e vespertino. O número de inscritos depende do local e características das atividades desenvolvidas.

A Abertura da Feira de Ciências será às 13h30, no dia 19 de outubro no Espaço Multieventos, com a apresentação dos projetos das equipes até as 16h40. No mesmo espaço acontecerá ainda a Feira de Empreendedorismo, realizada pelos alunos dos 3º anos de Agropecuária e Agroindústria.

No sábado, dia 21 de outubro, acontece o Dia de Campo, que engloba atividades práticas divididas em estações, nos diversos espaços do campus e que serão orientadas por professores e técnicos administrativos em educação. São 10 estações que funcionarão das 8h às 10h: Avicultura, Bovinocultura, Ovinocaprinocultura, Agricultura, Fruticultura, Agroindústria, Agroindústria (Origem Animal), Agroindústria (Origem Vegetal), Meio Ambiente e Agroecologia.

Às 10h será divulgado o resultado final da Feira de Ciências e realizado o Encerramento Oficial da edição 2017 da Semana Agrotecnológica do Ifal, seguido da última apresentação artística.

As inscrições, que começaram no dia 09, seguem até o dia 18 de outubro, no endereço eletrônico semanaagro.ifal.edu.br/inscricao , onde também está disponível a programação completa, com todas as atividades, horário e número máximo de inscritos, entre outras informações.

A Semana

A VIII Semana Agrotecnológica é uma realização do Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba e tem como objetivo promover a difusão dos avanços científicos e tecnológicos, benefícios e tendências do setor agrotecnológico. Com o tema: Alagoas 200 Anos, são esperados aproximadamente 1000 participantes, entre estudantes, técnico-administrativos, professores e pesquisadores do Instituto Federal de Alagoas, envolvidos na área de produção, tecnologia e comercialização de alimentos.

Folder