Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Segundo sábado letivo temático discute os movimentos sociais

Segundo sábado letivo temático discute os movimentos sociais

O evento integra a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária

por Adriana Cirqueira publicado: 19/05/2017 16h00, última modificação: 16/10/2023 10h58

Acontece neste sábado (20) o segundo sábado letivo temático do ano no Campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas. Desta vez as atividades desenvolvidas envolvem as Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Sociologia e Filosofia). Com a temática “A questão agrária e a reforma agrária em Alagoas”, o evento terá uma mesa de discussões que integra a quarta edição da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (Jura2017).

Segundo Gabriel Magalhães, professor de sociologia, o evento tem por objetivo trazer à reflexão da comunidade escolar as questões relativas aos movimentos sociais em geral e mais especificamente, à questão agrária. "A mesa de discussões tratará o processo de constituição sócio-histórico da atual estrutura fundiária e seus impactos no estado e a resistência popular ao domínio da grande propriedade fundiária, com destaque para a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)", explicou.

Desde a segunda-feira (15) os professores envolvidos vem apresentando aos alunos dos 1°, 2° e 3° anos, indicações de leitura e vídeos com a temática “Movimentos Sociais” - abordando os movimentos urbanos e rurais. Segundo a professora de sociologia, Rafaela Mendonça cada sala recebeu orientações para a pesquisa de um tipo de movimento social e preparo de uma apresentação, que pode ser feita com as mais diversas abordagens: cartazes, multimídia, música, fotografia, teatro, etc.  “Aos estudantes que participarem das apresentações será concedida pontuação extra, ficando a cargo de cada professor a quantidade", explicou a professora.

A mesa temática, que terá como debatedores uma das coordenadores nacionais do MST, Margarida Silva e o professor Lúcio Verçosa (Seune/Cesmac) discutindo "A questão agrária em Alagoas", abrirá as atividades, às 9 horas, no espaço Multieventos. Após a exposição será oportunizado espaço para perguntas e intervenções dos estudantes. Depois do intervalo, terá início a apresentação dos trabalhos realizados pelos grupos nas salas de aula. As turmas trabalharam quatro tipos de movimentos sociais: Movimento sindical, Movimento feminista, Movimento dos trabalhadores sem teto e Movimento ambientalista.

Adriano Araujo, chefe do Departamento de Apoio Acadêmico (DAA), analisa que a decisão coletiva,  tomada em reunião com os professores, para que os 14 sábados letivos do ano fossem temáticos, está se mostrando muito produtiva. "Tradicionalmente o comparecimento dos alunos as aulas tradicionais dos sábados letivos era muito pequeno. Esse será o segundo sábado temático de 2017. O primeiro foi sobre a matemática e teve uma participação muito boa. Esse, pelo que observamos também terá, Todos estão engajados e envolvidos nas atividades", pontua Adriano.

Professores envolvidos:

André Roberto Arnout Tonussi - Filosofia
Sebastião Hugo Brandão - Filosofia
Adalberto da Silva Santos - Geografia
Gilberto Tenório da Silva Filho - Geografia
Peterson Barbosa de Melo - Geografia
Álvaro Queiroz da Silva - História
Roberval Santos da Silva - História
Vera Lucia Pacheco Motzko - História
Gabriel Magalhães Beltrão - Sociologia
Rafaela da Silva Mendônça Rêgo - Sociologia

Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – Jura 2017

Criada durante o 2º Encontro Nacional dos Professores Universitários, realizado em 2013, a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (Jura) ocorre entre os meses de abril e maio em diversas Universidades Federais, Estaduais, Particulares e Institutos de ensino por todo o país.

O período foi definido para dialogar com o dia 17 de abril, no qual o MST denuncia a impunidade do massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido nessa mesma data, em 1996, resultando na morte de 19 trabalhadores Sem Terra. A Jura também busca visibilizar as ações de luta pela terra que o MST realiza durante o ‘Abril Vermelho’, relacionando sempre com temas da conjuntura atual.