Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Segundo sábado letivo movimenta Campus Satuba com atividades interdisciplinares

Segundo sábado letivo movimenta Campus Satuba com atividades interdisciplinares

Temática do evento foi escolhida pelos docentes das áreas de Matemática, Infraestrutura, Administração e Segurança do Trabalho.
publicado: 08/08/2023 09h02, última modificação: 16/10/2023 10h59

Lívia Muniz - estagiária de Jornalismo

Ocorreu no dia 22 de julho, o segundo sábado letivo de 2023 do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba.  A Gincana Tecmat envolveu atividades de diversas áreas do conhecimento, como matemática, desenho, topografia , segurança do trabalho e informática. As temáticas foram escolhidas pelos docentes , de acordo com a série e os conteúdos aprendidos pelos estudantes nas disciplinas envolvidas.

O evento teve como um de seus objetivos promover atividades interdisciplinares, contextualizadas e voltadas para o cotidiano, incentivando, desta forma, um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e divertido.

Ao todo, 11 atividades foram propostas , envolvendo exposições de cartazes , maquetes e pinturas, competições de caça-palavras, quizzes de perguntas e  jogos de tabuleiro. As atividades ocorreram simultaneamente em vários espaços da escola.

"Nós construímos esse sábado letivo num formato de gincana. A metodologia adotada foi a gamificação, a intenção era aumentar o engajamento dos alunos, tornar o aprendizado mais divertido e estimulante, além de promover a prática e a aplicação dos conceitos de forma interativa, o que foi verificado durante todo o evento." Explicou o professor Tassyano Feitosa.

A estudante de agroindústria Willy Késsia falou um pouco sobre a experiência de participar do segundo sábado letivo do Ifal Satuba. “Superou minhas expectativas. Eu pensava que seria algo cansativo por ser de exatas, mas foi bem diferente do que eu imaginava. Nós revisamos assuntos aprendidos nos anos anteriores e as atividades eram em dupla, o que fazia com que os alunos interagissem entre si.  Eu não vi ninguém parado, todos estavam concentrados participando das atividades.“ compartilhou a estudante.

Participaram da organização do sábado letivo os/as professores /as  Adeilton Menezes, Adriano Araújo, Ariadne Aguiar, Auxiliadora Baraldi, Davi Carnaúba, Flávio Fabiano, Hugo Silva, José Roberto, Norma Cândida, Osvaldo Ferreira, Raul Cesar, Ricardo de Albuquerque e Tassyano Feitosa.