Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Saiba mais sobre nossos cursos de Agropecuária

Saiba mais sobre nossos cursos de Agropecuária

por Adriana Cirqueira publicado: 01/02/2021 08h44, última modificação: 16/10/2023 10h59

O Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba oferece oportunidades de educação em diferentes níveis de ensino à população da grande Maceió e entorno. Entre os cursos ofertados as/os estudantes tem acesso aos cursos técnicos integrado e subsequente de Agropecuária. O acesso aos cursos é realizado por meio de processo seletivo aberto ao público.

O curso técnico integrado ao médio de Agropecuária tem duração de 03 (três) anos e uma carga horária ade 3.534 horas. Candidatos que tenham concluído a última etapa do ensino fundamental ou equivalente podem se inscrever no processo seletivo. Já o o curso técnico subsequente é destinado a candidatos que tenham concluído a última etapa do ensino médio ou equivalente e tem carga horária de 1.900 horas distribuída em 18 meses (três semestres).

O (A) concluinte no Curso em Agropecuária implanta sistemas de produção agropecuária e agroextrativista e técnicas de sistemas orgânicos de produção; realiza procedimentos de conservação do solo e da água; organiza ações integradas de agricultura familiar; desenvolve ações de conservação e armazenamento de matéria-prima, de processamento e industrialização de produtos agroecológicos; opera máquinas e equipamentos agrícolas inerentes ao sistema de produção agroecológico e atua na certificação agroecológica.

O egresso poderá ainda ter atuação em propriedades rurais, empresas comerciais agropecuárias, estabelecimentos agroindustriais, empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, parques e reservas naturais, cooperativas e associações rurais, empresas de certificação agroecológica, empresas de certificação orgânica entre outros.

A agropecuária foi uma das primeiras atividades econômicas a serem desenvolvidas no país e atualmente desempenha um papel de grande importância no cenário da economia nacional, além disso. A atividade agropecuária no Brasil representa 8% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e gera emprego para pelo menos 10% da população economicamente ativa do país.

De acordo com o site institucional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a agropecuária brasileira é uma das mais eficientes e sustentáveis do planeta que nos fez um dos maiores produtores e exportadores mundiais de alimentos básicos.

A oferta do cursos de Agropecuária no Campus Satuba do Ifal, dentre outras razões, se justifica, sobretudo, pela necessidade de constituição de política pública que integre a tecnologia social de Produção Agroecológica Integrada Sustentável – a qual prioriza a capacitação de agricultores familiares, assentados e quilombolas em tecnologias sociais para a produção de alimentos saudáveis, de forma sustentável e com preservação do meio ambiente. Implementando, desta forma, uma visão de desenvolvimento mais integrada e sustentável entre as áreas de produção e preservação, procurando resgatar o valor social da agropecuária traduzida nos princípios da agroecologia.

No processo seletivo 2021 o curso técnico integrado ao médio de Agropecuária oferta 144 vagas, ambos em período integral. Na modalidade subsequente são 72 vagas, sendo 32 vagas para o turno matutino e 32 para o vespertino. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente de forma eletrônica no site exame.ifal.edu.br até o dia 12 de fevereiro. Além da inexistência de provas, o processo seletivo 2021 ampliou o percentual das cotas reservadas aos/às candidatos/as oriundos de escolas públicas, de 50% para 60%.