Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Saiba mais sobre as Olimpíadas do Conhecimento

Saiba mais sobre as Olimpíadas do Conhecimento

Conheça mais uma forma de aprender, conhecer pessoas e se preparar melhor para o Enem e para a vida
por Adriana Cirqueira publicado: 16/08/2021 11h33, última modificação: 16/10/2023 10h59

As Olimpíadas Científicas ou Olimpíadas do Conhecimento (OC) são competições que tem como foco a valorização das ciências e o incentivo ao interesse nas diversas áreas do conhecimento humano. Seu objetivo é divulgar sua respectiva área de conhecimento a fim de despertar nos estudantes a curiosidade, o gosto pelos estudos, e o interesse em estar em constante processo de crescimento intelectual, através de atividades desafiantes que estimulam o aprendizado, o pensamento lógico e a criatividade.

Existem OC em diferentes áreas do conhecimentoMatemática; Ciências Exatas; Ciências Humanas; Ciências Biológicas; e Interdisciplinares. A maioria delas é voltada a estudantes de escolas de ensino fundamental e médio, tanto particulares quanto públicas, mas existem as especificas para escolas públicas e ainda as que são abertas para o público em geral.

Baseada na pedagogia de problemas, as OC existem aproximadamente 100 anos e sua abordagem construtivista é voltada à autonomia do estudante - que precisa, a partir de seu interesse na área e suas habilidades, entender e resolver os problemas propostos. Para isso ele deve, entre outras atitudes, organizar uma rotina de estudos, buscar novas formas de resolução de problemas, se desafiar com temas mais avançados, e nesse processo, exercitará a perseverança e a autossuperação, aprendendo mais sobre si e sobre o mundo.

Além do aprimoramento dos/as estudantes, também os/as professores/as orientadores/as são envolvidos em novas possibilidades de atuação com o desenvolvimento de novas abordagens e, em alguns casos, ferramentas inovadoras, capazes de proporcionar um ensino mais participativo, além das oportunidades desafiadoras que geram engajamento e estimulam uma construção mais coletiva do conhecimento...

São diversas as vantagens em se participar desses tipos de competições:

• Desafiar o conhecimento;
  • Descobrir áreas de maior afinidade;
  • Conquistar medalhas, prêmios e até bolsas de estudo e/ou intercâmbio;
  • Potencializar habilidades comportamentais;
  • Fortalecer o currículo;
  • Melhorar o rendimento escolar;
  • Desenvolver habilidades sócio-emocionais;
  • Conhecer novas pessoas e lugares;

Para além da disputa saudável com possibilidades de fazer novos amigos e ganhar medalhas e prêmios, as OC visam incentivar estudos mais avançados de diferentes temas a partir do gosto e aptidão dos jovens. Além da ampliação de conhecimento, desenvolvimento de raciocínio e acréscimo de experiências, os estudantes melhores classificados podem participar das Olimpíadas Internacionais do Conhecimento.

Universidade nacionais e internacionais oferecem vantagens como vagas e/ou bolsas de estudos para jovens que se destacam nas OC. Se você ficou interessado/a, você pode participar ainda este ano de algumas:: OBFEP - Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas , O2 - Olimpíada Brasileira do Oceano e OBSMA - Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. Acesse e se informe. Se você é estudante, fale com seus/suas professores/as, planeje seus estudos  e participe - se é professor/a, converse com suas turmas e as estimule a participar!!

Para se informar sobre as OC, acesse os sites:

OBM – Olimpíada Brasileira de Matemática

OBR Prática e OBR Teórica – Olimpíada Brasileira de Robótica Prática

Vitalis - Olimpíada Brasileira de Medicina

OBL - Olimpíada Brasileira de Linguística

OBRL – Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico.