Notícias
Saiba como participar da seleção para os auxílios da Assistência Estudantil
Nesta quinta-feira (01), o Departamento de Assistência Estudantil (DAE) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba está abrindo inscrições para a seleção de estudantes para os programas de Auxílio Permanência, Auxílio EJA, Auxílio Conectividade e Alunos Conectados.
Para participar, basta ler o edital e preencher o formulário de inscrição (abre.ai/questionarioinscricaosatuba) com os dados e documentos solicitados, até o dia 16 de julho. Só será possível finalizar a inscrição se for informado o e-mail institucional (preferencialmente) ou outro e-mail pessoal do Gmail no início do formulário. O resultado preliminar deverá sair no dia 27 de julho (confira o cronograma completo no edital).
Qualquer estudante do Campus pode se inscrever, mas o Setor de Serviço Social dará prioridade àqueles com maior vulnerabilidade socioeconômica (o edital explica quais são os critérios de seleção e priorização).
Como funcionam os auxílios
O Programa Auxílio Permanência (Paup) e o Auxílio EJA (voltado para os cursos de Educação de Jovens e Adultos) visam transferir recursos financeiros a estudantes para custear suas despesas com transporte, alimentação, moradia, creche, atendimento educacional especializado ou outras necessidades socioeconômicas caracterizadas por uma situação de risco e/ou vulnerabilidade social.
Já o Auxílio Conectividade surgiu em 2020, com o avanço da pandemia de covid-19. Seu objetivo é proporcionar às/aos estudantes sem condições de acesso à internet, meios para manterem-se vinculados à instituição, podendo se comunicar e interagir com seus professores e colegas e receber orientação dos profissionais do Ifal, ainda que de forma remota.
O Auxílio Conectividade poderá ser concedido de duas formas: auxílio financeiro ou doação ou cessão de um tablet.
Na primeira modalidade, é fornecido um auxílio financeiro de R$ 70 mensais, para a contratação de serviço de acesso à internet fixa ou móvel (por exemplo: aquisição de chip de celulares, pacote de dados, acesso via rádio ou banda larga, entre outros). Caso o valor de R$ 70 não seja suficiente para a contratação de serviço de internet local, o estudante poderá solicitar um reajuste de até R$ 150. Para saber mais, consulte o edital.
Já na segunda modalidade, o tablet poderá ser cedido (no caso de estudantes dos últimos anos) ou doado (para os demais).
Por fim, o Programa Alunos Conectados é uma realização em parceria com o Ministério da Educação (MEC), que tem por finalidade fornecer chips telefônicos das operadoras Claro e Oi para que os estudantes possam realizar suas atividades educacionais de maneira remota. Os chips têm uma franquia de 40 GB de tráfego de dados mensal para utilização em todo o território nacional, sem custo adicional por deslocamento.
Dúvidas sobre as inscrições?
A leitura do edital é obrigatória para todas/os que desejem participar. Lá, você encontra todos os detalhes sobre o processo seletivo, como prazos, normas, documentos exigidos, critérios de seleção e desempate, entre outros. Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com o Setor de Serviço Social: dae.servicosocial.satuba@ifal.edu.br.
A equipe da Assistência Estudantil também está preparando uma live para esclarecimentos sobre o assunto. Acompanhe o site do Campus Satuba (satuba.ifal.edu.br) e nossas mídias sociais para ser informada/o sobre a data, que será divulgada em breve: Instagram e Facebook.
Você também pode acompanhar o Departamento de Assistência Estudantil (DAE) no Instagram para ficar por dentro das ações e dicas do setor.
(ATUALIZAÇÃO) Assistência Estudantil esclarece dúvidas sobre o edital de auxílios 2021
Edital n. 01/DAE/Campus Satuba
Formulário de Inscrição: abre.ai/questionarioinscricaosatuba
ANEXO I - Autodeclaração de dificuldade de acesso digital
ANEXO II - Declaração de acréscimo no valor do serviço de contratação de internet
ANEXO III - Composição familiar
ANEXO IV - Declaração de renda
Saiba mais sobre os programas de assistência estudantil do Ifal