Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Saiba como participar da seleção para os auxílios da Assistência Estudantil

Saiba como participar da seleção para os auxílios da Assistência Estudantil

Departamento de Assistência Estudantil (DAE) do Ifal Satuba abre inscrições nesta quinta-feira (01); prazo se encerra dia 16 de julho
por Pedro Barros publicado: 01/07/2021 17h54, última modificação: 16/10/2023 10h59

Nesta quinta-feira (01), o Departamento de Assistência Estudantil (DAE) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba está abrindo inscrições para a seleção de estudantes para os programas de Auxílio Permanência, Auxílio EJA, Auxílio Conectividade e Alunos Conectados.

Para participar, basta ler o edital e preencher o formulário de inscrição (abre.ai/questionarioinscricaosatuba) com os dados e documentos solicitados, até o dia 16 de julho. Só será possível finalizar a inscrição se for informado o e-mail institucional (preferencialmente) ou outro e-mail pessoal do Gmail no início do formulário. O resultado preliminar deverá sair no dia 27 de julho (confira o cronograma completo no edital).

Qualquer estudante do Campus pode se inscrever, mas o Setor de Serviço Social dará prioridade àqueles com maior vulnerabilidade socioeconômica (o edital explica quais são os critérios de seleção e priorização).

Como funcionam os auxílios

O Programa Auxílio Permanência (Paup) e o Auxílio EJA (voltado para os cursos de Educação de Jovens e Adultos) visam transferir recursos financeiros a estudantes para custear suas despesas com transporte, alimentação, moradia, creche, atendimento educacional especializado ou outras necessidades socioeconômicas caracterizadas por uma situação de risco e/ou vulnerabilidade social.

Já o Auxílio Conectividade surgiu em 2020, com o avanço da pandemia de covid-19. Seu objetivo é proporcionar às/aos estudantes sem condições de acesso à internet, meios para manterem-se vinculados à instituição, podendo se comunicar e interagir com seus professores e colegas e receber orientação dos profissionais do Ifal, ainda que de forma remota.

O Auxílio Conectividade poderá ser concedido de duas formas: auxílio financeiro ou doação ou cessão de um tablet.

Na primeira modalidade, é fornecido um auxílio financeiro de R$ 70 mensais, para a contratação de serviço de acesso à internet fixa ou móvel (por exemplo: aquisição de chip de celulares, pacote de dados, acesso via rádio ou banda larga, entre outros). Caso o valor de R$ 70 não seja suficiente para a contratação de serviço de internet local, o estudante poderá solicitar um reajuste de até R$ 150. Para saber mais, consulte o edital.

Já na segunda modalidade, o tablet poderá ser cedido (no caso de estudantes dos últimos anos) ou doado (para os demais).

Por fim, o Programa Alunos Conectados é uma realização em parceria com o Ministério da Educação (MEC), que tem por finalidade fornecer chips telefônicos das operadoras Claro e Oi para que os estudantes possam realizar suas atividades educacionais de maneira remota. Os chips têm uma franquia de 40 GB de tráfego de dados mensal para utilização em todo o território nacional, sem custo adicional por deslocamento.

Dúvidas sobre as inscrições?

A leitura do edital é obrigatória para todas/os que desejem participar. Lá, você encontra todos os detalhes sobre o processo seletivo, como prazos, normas, documentos exigidos, critérios de seleção e desempate, entre outros. Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com o Setor de Serviço Social: .

A equipe da Assistência Estudantil também está preparando uma live para esclarecimentos sobre o assunto. Acompanhe o site do Campus Satuba (satuba.ifal.edu.br) e nossas mídias sociais para ser informada/o sobre a data, que será divulgada em breve: Instagram e Facebook.

Você também pode acompanhar o Departamento de Assistência Estudantil (DAE) no Instagram para ficar por dentro das ações e dicas do setor.

(ATUALIZAÇÃO) Assistência Estudantil esclarece dúvidas sobre o edital de auxílios 2021

Edital n. 01/DAE/Campus Satuba

Formulário de Inscrição: abre.ai/questionarioinscricaosatuba

ANEXO I - Autodeclaração de dificuldade de acesso digital