Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Sábado letivo temático celebra o Dia Nacional da Matemática

Sábado letivo temático celebra o Dia Nacional da Matemática

publicado: 09/05/2017 07h37, última modificação: 16/10/2023 10h58
Exibir carrossel de imagens Alunos participam da Palestra "Matemágica"

Alunos participam da Palestra "Matemágica"

O primeiro sábado letivo de 2017, dia 06 de maio, coincidiu com a passagem do Dia Nacional da Matemática ou o Dia do Matemático. Com a programação voltada para essa área do conhecimento, o sábado letivo temático do Campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas reuniu alunos e professores em uma série de atividades teóricas e práticas em um dia diferente e animado.

Segundo Adriano Araujo, professor de matemática e chefe do Departamento de Apoio Acadêmico (DAA), o objetivo do evento foi divulgar a Matemática como área de conhecimento, sua história, suas aplicações no mundo e sua ligação com outras áreas de conhecimento, buscando derrubar o mito de que aprender Matemática é difícil e privilégio de poucos.

Cada turma formou uma equipe que foi batizada com nomes de grandes matemáticos da história. Os alunos apresentaram biografias, curiosidades, descobertas e contribuições de seu “patrono” para a matemática e para a sociedade utilizando em suas exposições cartazes, construção de materiais, música, encenação, multimídia, entre outros.

Os alunos foram recepcionados no espaço Multieventos e assistiram a palestra “Matemágica”, do professor convidado Wagner Lopes. Durante a apresentação o professor apresentou, além de números de mágica e de ilusionismo tradicionais, truques e estratégias da Matemática, como o quadrado mágico (um tipo de tabela quadrada de números em progressão aritmética, onde a soma de cada coluna, de cada linha e das duas diagonais devem ser sempre iguais). Após a palestra os alunos se distribuíram em salas de aula para realizar suas apresentações e exposições. Ao final as equipes foram avaliadas segundo os critérios de organização, criatividade e apresentação.

A oportunidade de investigar e descobrir aspectos da disciplinas que não são abordados em sala de aula foi o que mais entusiasmou Eduardo Guedes, aluno do 3º ano A de Agropecuária. “Um evento como esse nos dá a verdadeira noção da importância de cada um desses personagens. A gente sai do papel e do caderno para pesquisar, procurar... Se não fosse esse evento nós não teríamos obtido tanto conhecimento. Nunca imaginei que a adesão e o emprenho dos alunos fosse tão grande”, analisou o estudante.

Para a diretora de ensino, Auxiliadora Baraldi, o primeiro dos 14 sábados letivos de 2017 ter coincidido com o dia da matemática foi uma grata surpresa. “O Dia da Matemática sempre passou discretamente pelo campus. Esse ano ele ganhou nova dimensão: nossos alunos são muito criativos - demos a deia e eles desenvolveram. O mérito é todo deles. Dando a oportunidade, eles se mostram, eles se revelam”, afirmou Auxiliadora, que também compõe o quadro de professores de matemática do campus. A diretora de ensino informou ainda que os demais sábados letivos seguirão essa linha, abordando outras áreas do conhecimento como Linguagens e Códigos (gincana junina, jogos estudantis), Ciências Humanas e a área técnica.

O dia foi surpreendente e proveitoso também na análise do professor Wellington Manoel. De acordo com o docente existem diversos conteúdos que, por uma série de motivos, não são estudados em sala de aula. "Em eventos como esses, os alunos nos apresentam conteúdos que nos surpreendem, curiosidades que também desconhecíamos, mesmo como professores da área. Eu me surpreendi bastante com o comprometimento, com a qualidade das informações, com a criatividade e a facilidade que eles explicaram cada conteúdo", explica.

Adriano agradeceu e parabenizou a todos os envolvidos no evento: professores de Matemática e Informática, técnicos-administrativo, alunos e equipe de infraestrutura. “A avaliação que faço desse evento é de que foi excelente. Apesar do curto espaço de tempo para organizar, tudo correu muito bem. Os trabalhos apresentados foram brilhantes. Os alunos tiveram um senso crítico, um senso de organização muito bom e deram o que tinham de melhor diante dos temas que foram repassados para eles, abordando-os de forma bem interessante”, analisou.

O Dia Nacional da Matemática

O dia 06 de maio é conhecido como o Dia Nacional da Matemática ou o Dia do Matemático. Esta data é comemorada informalmente pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática há muito tempo, mas apenas a partir do decreto de lei no 12.835, de 26 de junho de 2013, que o Dia da Matemática passou a ser oficialmente reconhecido no país. O Dia Nacional da Matemática é uma homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.