Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Roda de Conversa: Saúde, prevenção e superação feminina em destaque
conteúdo

Notícias

Roda de Conversa: Saúde, prevenção e superação feminina em destaque

A ação acontece no Casarão e marca o Outubro Rosa no campus
por Adriana Cirqueira publicado: 28/10/2025 11h42, última modificação: 31/10/2025 08h26

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Satuba, promove no próximo dia 30 de outubro, uma roda de conversa especial dedicada a temas essenciais para a saúde e o bem-estar da comunidade feminina. O evento, com o tema "Vamos falar sobre autocuidado, prevenção e superação feminina", visa criar um espaço de diálogo aberto e informativo para Outubro Rosa no campus.

A atividade, que acontece às 9h30, no Casarão do campus Satuba,  contará com a participação de profissionais de diversas áreas, que trarão suas perspectivas e conhecimentos sobre o tema: a enfermeira, Aline Maria Santos Silva, especialista em Oncologia, que abordará a importância da prevenção e do cuidado com a saúde feminina, especialmente no contexto da conscientização sobre o câncer, e as servidoras do campus, Sirleide Maria Santana, psicoterapeuta e Aparecida Maria da Silva, bibliotecária.

A ação é uma iniciativa da gestão do Ifal campus Satuba para incentivar o debate e estimular a comunidade acadêmica em práticas de autocuidado. O evento é uma oportunidade para esclarecer dúvidas, ouvir experiências e reforçar a importância da rede de apoio na jornada feminina.

Uilliane Faustino, diretora geral do campus informa que a atividade é aberta a estudantes, servidoras/es e a toda a comunidade e convida a todas/os a participar ativamente deste momento de aprendizado e união. "Este será um momento de informação, acolhimento e conscientização, reforçando a importância de olhar para a saúde com atenção e carinho. Juntos, podemos fortalecer a prevenção e promover bem-estar para todas e todos",  pontua a gestora.

A organização do evento sugere à comunidade acadêmica que, para marcar visualmente a ação como alusiva às discussões do Outubro Rosa, compareçam ao campus vestida ou com acessórios em tons de rosa.