Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Satuba inicia a celebração dos 114 anos com valorização da parceria famíla-escola
conteúdo

Notícias

Ifal Satuba inicia a celebração dos 114 anos com valorização da parceria famíla-escola

Atividades de abertura destacam a importância do envolvimento dos responsáveis no processo educativo e resgatam a história da instituição
por Adriana Cirqueira publicado: 01/08/2025 18h23, última modificação: 05/08/2025 13h08

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba completará 114 anos no próximo dia 30. Em comemoração a esse marco na história do campus, haverá, ao longo deste mês, uma programação diversificada que contemplará atividades acadêmicas e culturais e momentos de integração e de incentivo à saúde e ao bem-estar de toda a comunidade. Nesta sexta-feira (01), o Ifal Satuba iniciou suas celebrações com uma atividade que destacou a importância do envolvimento da comunidade e, especialmente, das famílias na trajetória educacional dos/as estudantes

A manhã foi dedicada a um encontro com mães, pais e responsáveis, realizado no auditório, a partir das 7h30. Este evento foi concebido como um momento para estreitar os laços, reforçando o entendimento de que a participação ativa dos/das responsáveis é um pilar fundamental para o sucesso acadêmico e o desenvolvimento integral dos/das discentes.

 

Acolhimento, música e memória

 

Reunião de PaisOs/as participantes foram recebidos com uma apresentação musical da aluna Francyne Bispo, acompanhada da docente Dayane Lima, seguida das palavras de boas-vindas da diretora-geral Uilliane Faustino e do diretor de ensino Pedro Juvêncio. Também foi exibido o vídeo “Os caminhos que nos trouxeram até aqui”, uma produção do Grêmio Estudantil Nena Cavalcante em 2024, que ofereceu um olhar especial sobre a trajetória e a rotina dos estudantes do campus. Após o coffee break, que promoveu um ambiente de convivência e diálogo entre os presentes, os pais foram encaminhados para as salas de aula para momentos individuais com os/as docentes.

Para Uilliane, a presença das famílias na escola é fundamental para o desenvolvimento dos nossos estudantes. "Quando escola e família caminham juntas, os resultados são mais positivos, tanto no desempenho acadêmico quanto na formação cidadã. Essa reunião é um espaço de diálogo, de construção coletiva e de fortalecimento do vínculo entre o IFAL – Campus Satuba e aqueles que confiam a nós a educação de seus filhos", analisou a DG.

 

Pais e mães aprovam a iniciativa

Nívia Cristina, mãe de José Marques, aluno do primeiro ano de Agroindústria, afirmou que o evento, desde a abertura até o momento com os/as professores/as, foi uma oportunidade valiosa de conhecer a instituição e o corpo docente pois proporciona uma aproximação e a compreensão do seu trabalho. "Já conhecia alguns professores, mas a participação em eventos como este me permite acompanhar o progresso dos alunos e a dinâmica escolar de forma mais abrangente. Acredito que esses encontros são fundamentais para a comunidade escolar", analisou Nívia.

Já Anderson Correia, ex-aluno da escola, turma de 1992,  pai da estudante Suellen Correia, do curso de Agropecuária, declarou que são esses momentos que proporcionam aos pais a oportunidade de conhecer o ambiente escolar e o comportamento dos filhos na ausência dos pais são de suma importância. "A escola está de parabéns por essa iniciativa. Em minha época, a comunicação se restringia aos comunicados enviados por escrito. Hoje, temos a chance de acompanhar de perto o desempenho de nossos filhos. Parabenizo a gestão da escola por essa atitude", finalizou Anderson.

 

Palestra relembra as origens do Campus Satuba

 

Palestra do prof ÁlvaroNo período da tarde, dando continuidade à programação do dia de abertura, o auditório sediou a palestra “A Fundação do Aprendizado Agrícola de Satuba”, ministrada pelo professor de História do campus, Álvaro Queiroz. Historiador, filósofo, teólogo, pesquisador e escritor, Álvaro é uma referência local sobre a história do campus.

A palestra,  que também faz parte das ações de extensão e se conecta com a Comissão Permanente de Preservação Histórica e Cultural do campus, abordou a conjuntura de 1911, ano da fundação, apresentando uma cronologia sequencial dos fatos que marcaram os 114 anos de existência do campus, incluindo a apresentação da sucessão dos diretores, desde o primeiro até a atual.

 

Confira as próximas atividades programadas

 

As comemorações pelos 114 anos do Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba continuam ao longo continuam ao longo do mês de agosto, com uma programação diversificada que contempla atividades acadêmicas, culturais e momentos de integração.

Sirleide Santana, presidente da Comissão Organizadora, afirmou ser um enorme prazer poder  contribuir para a celebração desses 114 anos. "Essa celebração não é apenas uma homenagem ao nosso passado, mas também um olhar para o futuro. Estamos comprometidos em continuar inovando, melhorando e oferecendo oportunidades de qualidade para todos", concluiu a servidora

Ao longo da próxima semana a Comissão Organizadora divulgará a programação completa.