Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Retomada de atividades no laboratório de avicultura promove ensino prático entre estudantes
conteúdo

Notícias

Retomada de atividades no laboratório de avicultura promove ensino prático entre estudantes

Iniciativas de incubação de aves ampliam a experiência em técnicas de manejo avícola.
publicado: 02/09/2024 15h12, última modificação: 03/09/2024 12h23

Por Lívia Muniz - estagiária de Jornalismo

O Laboratório de Avicultura do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Satuba retomou suas atividades, proporcionando  aos/as alunos/as, entre outras práticas de manejo, a  oportunidade de acompanhar o processo de incubação de aves.

Sob a coordenação do professor Paulo Júnior, as aulas práticas foram intensificadas com o uso de chocadeiras e a incubação de ovos de codorna e galinha, permitindo aos estudantes a experiência no cuidado das aves desde a fase inicial até a vida adulta.

"Quando eu cheguei no campus em outubro do ano passado, a avicultura estava desativada. Então, eu trouxe duas chocadeiras minhas, comprei alguns ovos de codorna de uma granja em Arapiraca e incubei esses ovos. Os alunos/as  puderam acompanhar o manejo de incubação, o nascimento dos animais e o alojamento deles na instalação", relatou o professor Paulo Junior.

O processo abrange desde a incubação dos ovos — que dura cerca de 17 dias para as codornas e 21 dias para as galinhas, mantendo uma temperatura controlada de 37,9°C — até o acompanhamento das aves em seus diversos estágios de crescimento. As codornas e galinhas poedeiras, atualmente em postura, produzem ovos que são utilizados para criar novos lotes.

Além das atividades práticas, o laboratório também recebeu a doação de pintinhos de galinha poedeira e novos ovos de codorna, incentivando a continuidade das práticas de manejo e a produção avícola no campus.

 

Mais informações na matéria anterior: Ifal Satuba reativa laboratório de avicultura para produção de ovos

Confira também a reportagem do Gazeta Rural clicando aqui.

 

*Sob a orientação da jornalista Adriana Cirqueira