Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Pronatec Ifal Campus Satuba certifica mais três turmas

Pronatec Ifal Campus Satuba certifica mais três turmas

por Adriana Cirqueira publicado: 05/04/2018 17h37, última modificação: 16/10/2023 10h58

Aconteceu na noite desta quarta-feira (04), no auditório do Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba, a certificação dos 70 concluintes das duas turmas de Agente Cultural e da turma de Fotógrafo, dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Compuseram a mesa de honra, Anselmo Lucio de Arroucha Santos, diretor-geral do campus Satuba; Fernando Antonio, coordenador adjunto do Pronatec Satuba; Auxiliadora Baraldi, diretora de ensino do campus; Rosângela Cerqueira, coordenadora do Pronatec do Ifal e Lúcia Alpino, supervisora pedagógica do Pronatec do Ifal.

Ao parabenizar os concluintes, Anselmo reafirmou o compromisso do Campus Satuba com a comunidade do município de Satuba e com os objetivos da instituição: "O Pronatec é um programa que oferta à sociedade uma prestação de serviços de alta qualidade. O Ifal é um parceiro da sociedade alagoana que busca oferecer oportunidades para quem busca ampliar seus conhecimentos", afirmou. O diretor também agradeceu as equipes administrativas do Pronatec e aos professores pelo trabalho realizado.

Para Fernando, a certificação do Pronatec é um momento especial para todos que participam do programa, "pois é o momento de congratular com os alunos mais uma vitória em suas vidas". Fernando lembrou que os quatro meses de duração dos cursos foram marcados por momentos intensos de convivência. "Afirmo com convicção que esses alunos que hoje saem do Pronatec, têm a certeza de serem capazes de correr atrás daquilo que almejam. Pois esse é o papel do Pronatec: ampliar as oportunidades educacionais através do incremento da formação e qualificação profissional", afirmou o coordenador adjunto.

Rosangela Cerqueira tratou do desafio de ofertar os cursos FIC do Pronatec Bolsa Formação, pois, pela necessidade de desenvolvimento dos projetos pedagógicos de cada curso, é essencial a seleção de um corpo docente altamente qualificado, com formação específica e comprovada experiências profissional. "Os dois cursos ofertados no Campus Satuba, Agente Cultural e Fotógrafo, nos estimulou a buscar os melhores profissionais dessa área, como sempre fazemos, mas agora estávamos diante de um conhecimento novo para o Campus Satuba e esse desafio exigiu mais trabalho", analisou.

Ao expressar sua certeza no alcance dos objetivos de ensino e na construção de conhecimentos pelos alunos que concluíram os cursos, Rosangela complementou lembrando dos objetivos do programa: "Os sonhos pela busca de melhores oportunidades profissionais não se consolidam aqui, estamos abrindo janelas, possibilidades que precisam de mais conhecimentos, mais empenho, mais vontade de não perder outras formações, capacitações, ser o melhor profissional, o melhor cidadão".

Os professores dos cursos de Agente Cultural, Angelita Batista, Ithayse Ramos e Nadson Vasconcelos e os professores dos cursos de Fotógrafo, Adriana Cirqueira e Gustavo Boroni realizaram a certificação de seus alunos. Angelita e Gustavo falaram em nome dos professores e agradeceram o apoio da equipe do Pronatec e o esforço dos alunos, enfatizando a importância da educação e da persistência para o alcance dos objetivos pessoais e profissionais.

Representando os alunos dos cursos de Agente Cultural, Maria Rosilda Ferreira leu um texto de agradecimento onde abordou diversos pontos que considerou importantes para a formação da turma, tratando de aspectos relativos ao presente a ao futuro dos agentes culturais formados pelo programa.

Jonata Teodósio da Silva, 19 anos, aluno do curso de Fotógrafo, fez uma fala de agradecimento à equipe do Pronatec Satuba. O estudante explicou que ao iniciar o curso "tinha uma visão curta do que é fotografar: achava que não passava de um simples "click" no botão da câmera ou no celular". Jonata afirmou que durante o curso, nas aulas e nas visitas técnicas, ele transformou seu modo de enxergar a fotografia. "Descobri que, muito além de um toque no disparador, existe luz, composição, enquadramento, existem os pontos de ouro a regra dos terços e muito mais. E tudo isso exige muita concentração. Mas fotografar vai além da parte técnica: fotografar é ver o mundo pelas lentes da máquina, é registrar sentimentos, é fazer história, é amor", finalizou.

Além da presença dos familiares e amigos dos concluintes, a cerimonia contou ainda com a presença do coordenador financeiro do Pronatec Ifal, Maurício Caldas, o supervisor pedagógico do Pronatec Satuba, Elias Alves e Elisângela Barbosa, apoio administrativo do Pronatec Satuba. Ao final da certificação os presentes participaram de um lanche leve oferecido pelo campus.