Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Projetos de pesquisa e extensão do Campus Satuba são apresentados durante o I Conac

por Adriana Cirqueira publicado: 19/08/2016 11h05, última modificação: 16/10/2023 10h58
Exibir carrossel de imagens Bolsista Wesley Rafael da Silva Rodrigues, do projeto de resolução de equações de segundo grau com material sólido

O Campus Satuba socializou nesta quinta-feira (18), durante o I Congresso Acadêmico (Conac), 22 de seus projetos de pesquisa. A comunidade acadêmica do Ifal que participou das apresentações realizadas neste segundo dia de congresso pode conhecer um pouco da pesquisas feitas no campus que foram socializadas no IV Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica (Eitic), que segue em paralelo à V Mostra de Pesquisa.

O projeto “Resoluções de equações do segundo grau utilizando material concreto”, apresentado pelo bolsista Wesley Rafael da Silva Rodrigues, é coordenado pelo professor Adriano Araújo Costa. Nele, é utilizado o material dourado adaptado para auxiliar o primeiro contato e o entendimento das equações do segundo grau para alunos do 8º ano do ensino fundamental. “Essas equações e sua fórmula só serão apresentadas aos alunos no 9º ano. Então fazemos esse primeiro contato de uma forma diferenciada, auxiliando na percepção visual da solução”, analisa o bolsista.

Wesley informou ainda que os alunos do projeto de extensão estão multiplicando o aprendizado com outros colegas da escola. “Além disso, um professor da escola aprendeu a técnica e a está utilizando com alunos de turmas de Educação de Jovens e Adultos (Eja) no município de Pilar”, concluiu o estudante.

Alunos do Curso de Tecnologia de Laticínios apresentaram suas pesquisas sobre os produtos e processos e responderam aos diversos questionamentos dos professores presentes. Uma delas foia a pesquisa da bolsista Larissa Silva Santos, que estudou a ação antibacteriana da própolis vermelha sobre bactérias Escherichia Coli e Staphylococus Aureus isoladas de queijo de coalho do sertão alagoano. De acordo com a estudante, os pequenos produtores sertanejos de queijo coalho não seguem a padronização técnica adequada durante o processo produtivo. Segundo os dados apresentados pela bolsista, nas provas bioquímicas realizadas com cinco amostras do produto, todas tinham a presença do S. Aureus e três do E. Coli.

A elaboração de queijo probiótico tipo “petit suisse” com polpa de abacate foi outro trabalho apresentado pelo curso superior do Campus Satuba. A bolsista do Pibiti,  Lilian Marcia Dias dos Santos, apresentou os resultados e os problemas encontrados durante a pesquisa que, como a da própolis, é coordenada pela professora Angela Froehlich. “Tivemos problemas com a questão do aroma da fruta e da oxidação do produto e ainda estamos estudando as possíveis soluções”, analisou a estudante.

O I Conac segue com as apresentações do IV Eitic e da Va mostra de extensão, além e palestras e socializações de casos exitosos durante a sexta-feira. O encerramento está previsto para às 17h.