Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Projetos de Pesquisa do campus Satuba são apresentados no último dia do VI Eitic

por Adriana Cirqueira publicado: 27/09/2018 22h05, última modificação: 16/10/2023 10h58

Os projetos de pesquisa do campus foram apresentados nesta sexta-feira (27) aos avaliadores do VI Eitic, Foram oito trabalhos, sendo quatro do  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e quatro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

A professora Angela Froehlich orientou três projetos, sendo dois de Pibic e um de Pibiti: Avaliação microbiológica e físico-química de caldo de cana e churros comercializados no Centro da cidade de Maceió-Al e  Qualidade microbiológica, físico-química e higiênico-sanitária de sucos comercializados por ambulantes nas adjacências de empresas call center, apresentados por Celso Ritir Batista e  Nicholas Barros dos Santos, respectivamente; e Desenvolvimento de produtos lácteos fermentados com a adição de especiaria e erva aromática, potencializando sua ação funcional e nutragênica, apresentado por Lilian Dias dos Santos.

Na apresentação do primeiro projeto, Celso detalhou os resultados da pesquisa esclarecendo que, dos dois alimentos de rua apresentados, nas 9 amostras de churros não foram encontrados achados que colocassem a saúde do consumidor em risco, Já quatro das 18 amostras de caldo de cana apresentaram altos índices de contaminação, não sendo seguras para o consumo, pois poderiam causar problemas às pessoas que as ingerissem.. Segundo o estudante, algumas das possíveis causas seriam o acondicionamento inadequado da cana, a falta da luva, o manuseio de alimento e dinheiro pela mesma pessoa e a falta de higiene com o equipamento.de extração do sumo da cana.

A professora Angela dirimiu algumas dúvidas dos avaliadores e, ao final da apresentação de seus bolsistas, agradeceu ao empenho dos estudantes e ao apoio da instituição, informando que está sempre disposta a contribuir com as pesquisas e o aprendizado de seus alunos e continuamente faz o melhor que pode ser feito com condições e os recursos disponíveis.

Os outros dois projetos de Pibiti foram orientados pela professora Tascya Mornana Moraes: Elaboração, avaliação da aceitação e intenção de compra de queijo processado cremoso com biomassa de banana verde, apresentado por Larissa Silva Santos e Elaboração do iogurte com polpa de abacate e farinha de linhaça: avaliação físico-química, microbiológica e sensorial, apresentado por Reuriane Gomes Correia.

Para Tascya, a finalização dos projetos desenvolvidos entre 2017/2018 e a presentação no Eitic foi bastante gratificante. "Ver a banca avaliadora elogiar as propostas e condução dos projetos além da desenvoltura das apresentações de Larissa e Reuriane nos faz ter a certeza de que o trabalho rendeu e renderá bons frutos. Fico feliz em ter contribuído para a formação acadêmica das alunas, mas o mérito é todo delas que se esforçaram, foram responsáveis e deram conta do trabalho mesmo com os percalços que se fizeram presentes", A professora agradeceu à PRPI pela concessão das bolsas às alunas, ao campus Satuba pela disponibilização dos recursos materiais, aos muitos colaboradores, técnicos do campus, alunos, servidores, alunos e professores da Universidade Federal de Alagoas. que ajudaram na execução e obtenção de resultados destes projetos. "Vamos em frente que novos desafios já foram lançados para 2018/2019",  asseverou.

Os projetos foram avaliados pelos professores Michelangelo de Oliveira, do campus Piranhas e Paulo Marcos Boa Sorte, do campus Murici.

Aconteceu simultaneamente, em outra sala do Eitic, a avaliação de outros dois projetos, Avaliação da utilização de fira de coco na filtragem de efluentes de biodigestor alimentado com dejetos de suínos, do Pibic, e Otimização energética e operacional na produção do óleo de nim como impacto socioeconômico para a região do sertão nordestino, do Pibiti.