Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Projetos de Pesquisa do campus Satuba são apresentados no último dia do VI Eitic
conteúdo

Notícias

Projetos de Pesquisa do campus Satuba são apresentados no último dia do VI Eitic

por Adriana Cirqueira publicado: 27/09/2018 22h05, última modificação: 16/10/2023 10h58

Os projetos de pesquisa do campus foram apresentados nesta sexta-feira (27) aos avaliadores do VI Eitic, Foram oito trabalhos, sendo quatro do  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e quatro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

A professora Angela Froehlich orientou três projetos, sendo dois de Pibic e um de Pibiti: Avaliação microbiológica e físico-química de caldo de cana e churros comercializados no Centro da cidade de Maceió-Al e  Qualidade microbiológica, físico-química e higiênico-sanitária de sucos comercializados por ambulantes nas adjacências de empresas call center, apresentados por Celso Ritir Batista e  Nicholas Barros dos Santos, respectivamente; e Desenvolvimento de produtos lácteos fermentados com a adição de especiaria e erva aromática, potencializando sua ação funcional e nutragênica, apresentado por Lilian Dias dos Santos.

Na apresentação do primeiro projeto, Celso detalhou os resultados da pesquisa esclarecendo que, dos dois alimentos de rua apresentados, nas 9 amostras de churros não foram encontrados achados que colocassem a saúde do consumidor em risco, Já quatro das 18 amostras de caldo de cana apresentaram altos índices de contaminação, não sendo seguras para o consumo, pois poderiam causar problemas às pessoas que as ingerissem.. Segundo o estudante, algumas das possíveis causas seriam o acondicionamento inadequado da cana, a falta da luva, o manuseio de alimento e dinheiro pela mesma pessoa e a falta de higiene com o equipamento.de extração do sumo da cana. 

A professora Angela dirimiu algumas dúvidas dos avaliadores e, ao final da apresentação de seus bolsistas, agradeceu ao empenho dos estudantes e ao apoio da instituição, informando que está sempre disposta a contribuir com as pesquisas e o aprendizado de seus alunos e continuamente faz o melhor que pode ser feito com condições e os recursos disponíveis.

Os outros dois projetos de Pibiti foram orientados pela professora Tascya Mornana Moraes: Elaboração, avaliação da aceitação e intenção de compra de queijo processado cremoso com biomassa de banana verde, apresentado por Larissa Silva Santos e Elaboração do iogurte com polpa de abacate e farinha de linhaça: avaliação físico-química, microbiológica e sensorial, apresentado por Reuriane Gomes Correia. 

Para Tascya, a finalização dos projetos desenvolvidos entre 2017/2018 e a presentação no Eitic foi bastante gratificante. "Ver a banca avaliadora elogiar as propostas e condução dos projetos além da desenvoltura das apresentações de Larissa e Reuriane nos faz ter a certeza de que o trabalho rendeu e renderá bons frutos. Fico feliz em ter contribuído para a formação acadêmica das alunas, mas o mérito é todo delas que se esforçaram, foram responsáveis e deram conta do trabalho mesmo com os percalços que se fizeram presentes", A professora agradeceu à PRPI pela concessão das bolsas às alunas, ao campus Satuba pela disponibilização dos recursos materiais, aos muitos colaboradores, técnicos do campus, alunos, servidores, alunos e professores da Universidade Federal de Alagoas. que ajudaram na execução e obtenção de resultados destes projetos. "Vamos em frente que novos desafios já foram lançados para 2018/2019",  asseverou.

Os projetos foram avaliados pelos professores Michelangelo de Oliveira, do campus Piranhas e Paulo Marcos Boa Sorte, do campus Murici. 

Aconteceu simultaneamente, em outra sala do Eitic, a avaliação de outros dois projetos, Avaliação da utilização de fira de coco na filtragem de efluentes de biodigestor alimentado com dejetos de suínos, do Pibic, e Otimização energética e operacional na produção do óleo de nim como impacto socioeconômico para a região do sertão nordestino, do Pibiti.