Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Projetos de extensão do Campus Satuba marcam presença no III Conac

Projetos de extensão do Campus Satuba marcam presença no III Conac

Cobertura de parte das mesas redondas com participação de projetos do Campus Satuba realizada pelos alunos do Núcleo de Divulgação Científica
por Pedro Barros publicado: 28/09/2018 21h51, última modificação: 16/10/2023 10h58
Exibir carrossel de imagens Thayna Oliveira Tarde de quarta-feira (26) reuniu participantes de diversos projetos de extensão

Na programação de seu III Congresso Acadêmico do Ifal (Conac), a tarde de quarta-feira (26) foi momento dos participantes de diversos projetos de extensão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) se reunirem para trocar ideias. Foram realizadas mesas redondas e rodas de conversa, das quais o Campus Satuba marcou presença, com estudantes e servidores apresentando suas experiências.

A ocasião também serviu de laboratório para os alunos participantes do projeto de ensino “Núcleo de Divulgação Científica do IFAL - Campus Satuba” explorarem suas habilidades como repórteres. Sob a supervisão da jornalista Adriana Cirqueira, coordenadora do projeto, e do servidor colaborador, Pedro Barros, esta matéria foi elaborada com as informações e imagens coletadas por Jair Brian de Oliveira e Thayna dos Santos Oliveira, ambos do Curso Superior de Tecnologia em Laticínios. A edição é do servidor colaborador Pedro Barros, jornalista de formação.

Conforme destaca Thayna, “os projetos fazem os alunos voltarem às suas raízes e levar oportunidade de aprendizagem para a população externa, mostrando que elas podem ingressar no IFAL”. Nem todos os projetos apresentados foram contemplados, pois os alunos só puderam cobrir as seções de “Sustentabilidade e Meio Ambiente” e “Educação”. Confira a seguir, as informações de três projetos satubenses.

Weverton Augusto da Silva Souza, bolsista do projeto “Perfil da qualidade de água de poços artesianos de conjuntos residenciais da zona oeste de Maceió

Perfil da qualidade de água de poços artesianos de conjuntos residenciais da zona oeste de Maceió”

O projeto executado pela professora Marciara Lucia dos Santos Lima e o bolsista Weverton Augusto da Silva Souza é realizado em diversas localidades onde há poços artesianos em Maceió.

O objetivo é verificar se a água oriunda desses poços é de fato uma água livre de substâncias e organismos que possam trazer doenças futuras para a população que a consome.

EDUCATANDO – Um projeto socioambiental com resíduos sólidos de Satuba–AL”Ana Jéssica Silva, bolsista do projeto Educatando.png

O projeto coordenado pelo professor Marcelo Barros Lima Verde visa capacitar 12 catadores de lixo, para que eles tenham uma geração de renda alternativa. A equipe de estudantes é formada por uma aluna do Curso Superior de Tecnologia em Laticínios, Ana Jéssica Silva, e dois alunos do 3º ano do curso técnico integrado de Agropecuária, Bárbara e Ruan. A iniciativa conta com uma prensa que irá ser usada para comprimir resíduos sólidos.

Pedagoga Flávia Maria e os alunos Guilherme, Vitória e AliceOficinas Pedagógicas de Matemática e Língua Portuguesa para alunos do 9º ano do ensino fundamental”

O projeto orientado pela pedagoga Flávia Maria realiza encontros semanais na Escola Estadual Prof. José Remi de Lima, da rede pública de Maceió. Com a participação dos estudantes do Ifal Guilherme, Vitória e Alice, ele aborda de uma maneira dinâmica assuntos fundamentais para as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, com jogos, vídeos e figuras.

Tarde de quarta-feira (26) reuniu participantes de diversos projetos de extensão (Foto: Thayna Oliveira)

Momento foi oportunidade de trocar ideias e apresentar resultados

Momento foi oportunidade de trocar ideias e apresentar resultados (Foto: Jair Brian)