Notícias
Projetos de extensão do Campus Satuba marcam presença no III Conac
Tarde de quarta-feira (26) reuniu participantes de diversos projetos de extensão
Na programação de seu III Congresso Acadêmico do Ifal (Conac), a tarde de quarta-feira (26) foi momento dos participantes de diversos projetos de extensão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) se reunirem para trocar ideias. Foram realizadas mesas redondas e rodas de conversa, das quais o Campus Satuba marcou presença, com estudantes e servidores apresentando suas experiências.
A ocasião também serviu de laboratório para os alunos participantes do projeto de ensino “Núcleo de Divulgação Científica do IFAL - Campus Satuba” explorarem suas habilidades como repórteres. Sob a supervisão da jornalista Adriana Cirqueira, coordenadora do projeto, e do servidor colaborador, Pedro Barros, esta matéria foi elaborada com as informações e imagens coletadas por Jair Brian de Oliveira e Thayna dos Santos Oliveira, ambos do Curso Superior de Tecnologia em Laticínios. A edição é do servidor colaborador Pedro Barros, jornalista de formação.
Conforme destaca Thayna, “os projetos fazem os alunos voltarem às suas raízes e levar oportunidade de aprendizagem para a população externa, mostrando que elas podem ingressar no IFAL”. Nem todos os projetos apresentados foram contemplados, pois os alunos só puderam cobrir as seções de “Sustentabilidade e Meio Ambiente” e “Educação”. Confira a seguir, as informações de três projetos satubenses.
“Perfil da qualidade de água de poços artesianos de conjuntos residenciais da zona oeste de Maceió”
O projeto executado pela professora Marciara Lucia dos Santos Lima e o bolsista Weverton Augusto da Silva Souza é realizado em diversas localidades onde há poços artesianos em Maceió.
O objetivo é verificar se a água oriunda desses poços é de fato uma água livre de substâncias e organismos que possam trazer doenças futuras para a população que a consome.
“EDUCATANDO – Um projeto socioambiental com resíduos sólidos de Satuba–AL”
O projeto coordenado pelo professor Marcelo Barros Lima Verde visa capacitar 12 catadores de lixo, para que eles tenham uma geração de renda alternativa. A equipe de estudantes é formada por uma aluna do Curso Superior de Tecnologia em Laticínios, Ana Jéssica Silva, e dois alunos do 3º ano do curso técnico integrado de Agropecuária, Bárbara e Ruan. A iniciativa conta com uma prensa que irá ser usada para comprimir resíduos sólidos.
“Oficinas Pedagógicas de Matemática e Língua Portuguesa para alunos do 9º ano do ensino fundamental”
O projeto orientado pela pedagoga Flávia Maria realiza encontros semanais na Escola Estadual Prof. José Remi de Lima, da rede pública de Maceió. Com a participação dos estudantes do Ifal Guilherme, Vitória e Alice, ele aborda de uma maneira dinâmica assuntos fundamentais para as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, com jogos, vídeos e figuras.
Tarde de quarta-feira (26) reuniu participantes de diversos projetos de extensão (Foto: Thayna Oliveira)
Momento foi oportunidade de trocar ideias e apresentar resultados (Foto: Jair Brian)