Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Projeto de Extensão utiliza humus de minhoca em horta escolar

Projeto de Extensão utiliza humus de minhoca em horta escolar

Iniciativa levou educação ambiental e alimentar para alunos do ensino fundamental do município de Satuba
por Adriana Cirqueira publicado: 20/12/2019 10h11, última modificação: 16/10/2023 10h59

Entre os projetos de extensão executados no ano de 2019, o projeto "Produção de pequenas hortas utilizando húmus de minhoca para alunos do ensino fundamental I: uma proposta de educação ambiental" levou um pouco das atividades desenvolvidas pelos estudantes do curso de Agropecuária do Ifal Campus Satuba para o interior de uma escola pública da região, a Escola Municipal Alice Oiticica, também localizada no município de Satuba.

Coordenado pela professora Maria Guadalupe Lima Peixoto Andrade, a iniciativa tem como estudantes colaboradores os jovens Jhonata Kauã Marcelino dos Santos e Pedro Eugênio de Almeida Bisneto, do curso técnico integrado ao médio de Agropecuária e conta ainda com a colaboração de Nelson Augusto do Nascimento Júnior e Mário Tânio Fonseca Toledo.

De acordo com Maria Guadalupe, o trabalho traz uma abordagem sobre a aplicação de uma horta no ambiente da escola como método de ensino para educação ambiental, alimentação saudável e aplicação da interdisciplinaridade. "Neste projeto os alunos produziram pequenas hortas utilizando o húmus de minhocas, estimulando a consciência ambiental dos jovens, a importância da terra na produção de alimentos, bem como a importância dos seres vivos que a compõem" explicou Guadalupe.

Horta.jpegO projeto de extensão se desenvolveu, resumidamente, da seguinte forma: em março, foi realizada a pesquisa e a elaboração de apostilas didáticas sobre a minhocultura e como fazer hortas; depois foi montado o minhocário em baldes para a reprodução; em maio, o projeto e o material foram apresentados aos alunos da escola; em junho, foram montados na escola os canteiros com terra e húmus de minhoca e plantadas as mudas de coentro, alface e pimentão; em julho, foi realizada acolheita das hortaliças e realizado um novo plantio. Ao término do trabalho, a equipe aplicou um questionário para avaliar a satisfação dos alunos em relação ao projeto.

A diretora da escola se mostrou bastante satisfeita. "O projeto é muito bom e foi bem aceito  pela escola. Também foi muito bem o desempenho dos alunos do Ifal ao mostrar o trabalho deles com a horta, da plantação à colheita. Foi ótimo", afirmou.

Guadalupe explica que o projeto está em conformidade com duas das diretrizes da extensão do Ifal: Identificar a prática acadêmica que contribua para o desenvolvimento da consciência social, ambiental e política; e participar criticamente de projetos que objetivem o desenvolvimento regional sustentável em todas as suas dimensões.