Notícias
Projeto de extensão realiza atividade campal em Messias
Sob a coordenação de Maria Guadalupe Lima Peixoto Andrade, docente do Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba, o projeto de extensão "Reflorestamento de matas ciliares no município de Messias - Uma proposta de educação ambiental" realizou atividade de campo com o público atendido.
Desenvolvido em áreas próximas a cursos d'água em terras pertencentes a usina Utinga Leão, o projeto consiste no reflorestamento de áreas na beira de cursos d'água onde existiam originalmente mata ciliar, com a participação de alunos do 9° ano do Centro Educacional Municipal Luiz de Amorim Leão.
De acordo com o coordenador de extensão do campus, Antônio Carlos Silva dos Santos, as sete turmas do 9° ano tiveram, em um primeiro momento, encontros virtuais com os bolsistas do Ifal e com colaboradores externos que, através de palestras, mostraram aos alunos a importância da preservação das matas ciliares na vida dos rios e do meio ambiente circundante. "Em um segundo momento do projeto os alunos do 9° ano participaram de dias de campo onde foram plantadas mudas nativas próximas aos cursos d'água", informou Antonio.
Maria Guadalupe, coordenadora do projeto, afirma sua satisfação em poder continuar a trabalhar com extensão mesmo durante a pandemia, com todas as restrições impostas pela situação. "A possibilidade de poder agir com um pouco mais de liberdade foi um diferencial para as pessoas que se envolveram com o projeto - foi uma experiência nova para a maioria. Puderam estar em contato com a natureza, conhecer espécies de plantas, enxergar a preservação como algo possível para todos, além de contribuir como formiguinhas para a melhoria da região que nos cerca e do nosso planeta", analisa a coordenadora.
O projeto teve início em 05 de maio e tem término previsto para 05 de setembro. Maiores informações podem ser obtidas com a Coordenação de Extensão (extensao.satuba@ifal.edu.br) ou com a coordenadora do projeto (maria.guadalupe@ifal.edu.br).