Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Projeto de extensão leva apresentações sobre ciências para as escolas da região

Projeto de extensão leva apresentações sobre ciências para as escolas da região

O projeto apresenta filmes e experimentos na área de ciências para estudantes do último ano do ensino fundamental
por Adriana Cirqueira publicado: 03/08/2022 09h38, última modificação: 16/10/2023 10h59

Na última sexta-feira (29), o projeto de extensão "Shows de ciências no nono ano do ensino fundamental" coordenado pela professora Ana Paula Perdigao Praxedes apresentou seu primeiro "show". A atividade ocorreu na Escola Estadual Onelia Campelo.

O projeto leva experimentos, filmes e outras ferramentas na área de ciências para alunos do nono ano do ensino fundamental das escolas localizadas próximas ao campus, aproximando-os das ciências e despertando neles o desejo por seguir carreira nas mais diversas áreas das ciências.

Ana Paula informa que as atividades ocorrem todas as sextas-feiras até fim de novembro. "Realizaremos visitas nas escolas e traremos alunos destas escolas para visitar nosso campus e ver os shows dentro dos nossos laboratórios de ciências (Física, Química e Biologia), explica a professora.

Além da Escola Estadual Onelia Campelo mais duas escolas receberão as atividades propostas pelos desenvolvedores do projeto, o Colégio Evolução e a Escola Municipal Josefa Silva Costa. "Nosso objetivo além de despertar o interesse e encanto dos alunos pelas ciências, é também de divulgar o nosso campus, para que haja uma maior procurar no nosso processo seletivo", finaliza Ana Paula.

O projeto é desenvolvido pelas estudantes Déborah Hadassa, do 3º ano A de Agroindústria e  Viviane Vitória, do 3º ano C de Agropecuária, sob a orientação da professora Ana Paula.

A extensão no Campus Satuba

Extensão é um processo educativo, cultural e científico que, articulado ao ensino e à pesquisa, viabiliza a relação transformadora entre o Ifal e a sociedade. Assim, a extensão é o conjunto de atividades e ações que o Ifal realiza em sua relação com a comunidade externa. Estão em andamento no campus cinco Programas de Extensão: Artifal; Programa de Extensão Agricultura Familiar (PEAF);  Mulheres Empreendedoras; Programa de Residência Profissional Agrícola (AgroResidência); e Impulsionando microempreendedores individuais e microempresas.

Atualmente, além do "Shows de ciências no nono ano do ensino fundamental" , o campus tem em desenvolvimento outros seis Projetos de Extensão: Ação na Rua: Um projeto em prol dos cães e gatos de rua e de conscientização de crianças e jovens sobre o abandono de animais domésticos; Educatando: Educação ambiental e coleta seletiva em escolas de Satuba -AL; Gestão de Resíduos Sólidos Orgânicos proveniente do setor de alimentação; Interações com a Agricultura Familiar - IFAL e Feira da Agricultura Familiar FETAG - AL; Mulheres Empreendedoras da Agricultura Familiar; e O teatro como instrumento de inclusão nas escolas públicas de Satuba

Informações relativas aos projetos de extensão e outras atividades desenvolvidas pela campus estão disponíveis no site.