Notícias
Projeto de ensino "Conexões Ancestrais" convida interessados/as para reunião
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba apresenta ao corpo discente dos cursos técnicos integrados ao médio o projeto de ensino "Conexões Ancestrais: Arte, Cultura e Consciência Antirracista através da Cerâmica e Narrativas Indígenas e Africanas". O momento será uma reunião remota que acontecerá nesta quinta-feira, 25 de setembro, às 17 horas, via Google Meet.
De acordo com a bolsista do projeto, Layslane Marcele Silva Santos, a proposta é uma abordagem inovadora e integrada, que une Artes, Linguagens, História e Educação para as Relações Étnico-Raciais. "Nosso objetivo é resgatar e aprofundar conteúdos relacionados às matrizes culturais africanas e indígenas, que muitas vezes são negligenciados nos currículos tradicionais. As atividades incluirão oficinas de modelagem em argila, com foco em simbologias dessas culturas, e a análise de obras literárias e artísticas", pontuou a estudante.
A iniciativa visa auxiliar na promoção da aprendizagem e na formação integral dos/as estudantes da educação básica do Ifal, abordando as relações étnico-raciais sob uma perspectiva antirracista. A metodologia é participativa e dialógica, utilizando diferentes recursos para promover o engajamento e a autoestima dos/as estudantes.
Entre os resultados e impactos esperados, estão o aumento do engajamento e da motivação dos/as participantes, a melhora no desempenho acadêmico, o desenvolvimento de uma consciência crítica e antirracista e a valorização das culturas afro-brasileira e indígena". Ao final do projeto, será realizado um "Sarau Ancestral" para exposição das peças de cerâmica e dos textos produzidos pelos/as participantes.
O encontro é uma oportunidade para os/as estudantes do campus conhecerem a proposta do projeto, coordenado pela jornalista, Adriana Cirqueira Freire, e que integra as ações do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do Ifal Satuba. Para mais informações entre em contato através do e-mail projetodeensino.acf@gmail.com ou pelo Instagram do projeto, @narrativas.afroindigenas.