Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Programa Mulheres Mil retorna ao campus Satuba

Programa Mulheres Mil retorna ao campus Satuba

O curso de Produtoras de Derivados do Leite será ofertado no início de 2024
por Adriana Cirqueira publicado: 08/11/2023 11h18, última modificação: 08/11/2023 11h54

Marcando a retomada do Programa Mulheres Mil, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba recebeu, no dia 01 de novembro, 76 mulheres trabalhadoras da agricultura familiar integrantes do Movimento de trabalhadoras/es Rurais Sem Terra - MST. O objetivo da visita foi o de apresentar o programa e o curso que terá uma turma vinculada ao campus no início de 2024.

O Programa Mulheres Mil tem como objetivo promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Para isso, atua no sentido de garantir o acesso à educação a essa parcela da população de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.

Em sua fala de boas-vidas, a diretora-geral do campus, Uilliane Faustino, expressou sua alegria em ter escola aberta para a formação de mulheres da agricultura familiar, ressaltando a importância da aproximação dos Institutos Federais com os movimentos sociais.

Tâmara Lúcia, servidora do campus, é a supervisora geral do programa no Ifal que, no anos de 2024, tem atividades planejadas para quatro campi: Satuba, Maragogi, Arapiraca e Piranhas. A supervisora do Mulheres Mil no Campus Satuba é Francine Lopes, tendo Diana Balbino como apoio acadêmico administrativo. A equipe atuará no planejamento, oferta e suporte do curso de Produtoras de Derivados do Leite

Francine explicou que o curso de Produtoras de Derivados do Leite ofertado pelo campus Satuba será desenvolvido no Centro de Formação Zumbi dos Palmares, na cidade de Atalaia (AL), para mulheres de 16 anos ou mais, em situação de vulnerabilidade. "O curso tem como meta principal oferecer uma formação técnica sólida, dedicada ao avanço local e sensível às questões sociais e ambientais da região. Seu propósito é capacitar as estudantes para atuarem na área de processamento de leite e seus derivados, com o intuito de fornecer produtos de qualidade à sociedade, ao mesmo tempo que prioriza a elevação da escolaridade", informou.

Além de informações sobre o Programa Mulheres Mil, da Matriz Curricular e do curso de Produtoras de Derivados do Leite, Francine apresentou o perfil profissional que se almeja alcançar e repassou informações sobre o período de realização do curso, entre outros pontos. Também foi realizada a visita aos laboratórios de Agroindústria sob a supervisão do coordenador dos Laboratórios de Agroindústria, Pabllo Henrique com o apoio da estudante do Curso Superior de Tecnologia em Laticínios, Lailla Thaline.

Na oportunidade, Tâmara Lúcia e estudantes bolsistas e voluntários do Projeto de Extensão Mulheres Empreendedoras da Agricultura Familiar, realizaram uma ação junto às mulheres, apresentando algumas atividades que serão desenvolvidas no Centro de Formação Zumbi dos Palmares para mulheres assentadas e que visam, por meio de palestras e oficinas, fortalecer seus conhecimentos sobre saúde, finanças, empreendedorismo e técnicas específicas para melhorar a produção e produtividade das suas culturas e criações.

Ao final da manhã foi realizado um pré-cadastro com as interessadas em participar do curso promovido pelo Programa Mulheres Mil, que teve 100% de adesão das mulheres presentes.