Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Professores moçambicanos encerram curso de formação no Campus Satuba

Professores moçambicanos encerram curso de formação no Campus Satuba

publicado: 06/11/2017 12h09, última modificação: 16/10/2023 10h58
Foto de Ademilson Galdino

Terminou na última semana o curso de formação continuada "Tópicos em Ciências Agrárias", ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba aos quatro professores do ensino técnico e profissional de Moçambique: Ezequiel Azarias Manjete, Teodósio Titos Leonardo Macuacua, Delfim Francisco Gil e Agostinho Hermínio Pauquana. Ocorrido no período de 25 de setembro a 03 de novembro, com uma carga horária de 220 horas, o curso abordou a prática de zootecnia, processo de alimentos e manejo de solo e de animais.

Para Delfin Francisco Gil, engenheiro agrônomo, o estágio foi muito produtivo para o grupo. "Com os ajustes que fizemos para conciliar a proposta do Ifal com as nossas necessidades, o conteúdo foi ofertado e conseguimos alcançar nossos objetivos. Passamos por diversas áreas e pudemos nos familiarizar com as diferentes técnicas disponibilizadas aqui no campus e também na central analítica", explicou.

"Gostaríamos de deixar nossos agradecimentos aos professores Ângela Froehlic, José Wandmark Duarte Barros, José Harlisson de Araújo Ferro, Nelson Augusto do Nascimento Júnior, Ruben Ramos Rocha Filho, Francisco Rafael da Silva Pereira e Tassyano Feitosa de Amorim e aos técnicos Jana Kelly, Diogo de Barros, Gabriel Faustino, Maria José Omena e, um agradecimento muito especial ao senhor "Alfredinho", o Dulval Ferreira, que nos recebeu em sua casa e foi como um pai para nós" complementou Delfin.

Anselmo Lucio Arroucha Santos, diretor geral do campus, parabenizou os professores pelo empenho e dedicação demonstrado durante o período do curso e desejou que os tempo passado no Campus Satuba tenha sido proveitoso e que os conhecimentos e experiências compartilhadas sejam úteis nas atividades que irão desempenhar ao voltar para  Moçambique. Já o professor Francisco Rafael da Silva Pereira, chefe do Departamento de Apoio Acadêmico (DAA) falou que o esforço dos profissionais em sair de seu pais para se capacitar é exemplar. "A força de vontade de sair em busca do conhecimento pare o crescimento pessoal, da instituição e do país de origem é realmente bonito de ver e serve de exemplo pra todos nós, servidores e alunos", pontuou Rafael, se desculpando por qualquer ponto que não tenha sido ofertado da maneira que esperavam, mas reafirmando que tudo que foi feito foi pensando de forma a melhor atendê-los.

O protocolo de intenções assinado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional da República de Moçambique teve como objetivo fortalecer o desenvolvimento institucional através do intercâmbio cultural e de conhecimento para a formação e capacitação profissional.

Depois desse tempo de estágio no Ifal Campos Satuba os professores irão para o Campus Barreiros do Instituto Federal de Pernambuco. O encerramento da formação será no período de 11 a 14 de dezembro, em Brasília.